Notícias

Estudo descobre manifestações do Covid-19 na pele, com aparição de vermelhidão, coceira e até bolhas

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos estudos começam a descobrir novas manifestações da doença, inclusive em órgãos periféricos como a pele. Sabemos que o Covid-19 nem sempre apresenta febre e tosse, mas que náuseas e outros problemas gastrointestinais também podem ser sintomas. Mas um novo estudo do final de março (Cutaneous Manifestations in COVID-19: A First Perspective) do Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia destaca a presença de erupções cutâneas entre sintomas da doença.

“É comum ver uma erupção cutânea com um vírus porque o corpo tem uma capacidade incrível de responder a algo que perturba a normalidade. De fato, no mundo da Dermatologia, a presença de uma erupção cutânea pode ser um sinal de uma condição de saúde subjacente. E, às vezes, certas erupções cutâneas podem ser o sinal de apresentação de uma doença”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Mas temos que levar em consideração que erupções cutâneas surgem por diversos motivos e esse não é um fato que deve levar o paciente a um posto de saúde”, acrescenta a médica.

Segundo o relatório do Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, 20% dos pacientes positivos confirmados na Itália tinham uma erupção cutânea que apareceu no início do diagnóstico ou após a hospitalização por Covid-19. “Mas as erupções cutâneas que as pessoas sofrem podem variar e incluem urticária (inchaços vermelhos ou rosados na pele que entram e saem dentro de um período de 24 horas) ou inchaços e bolhas de ar cheias de líquido. As áreas comuns para a erupção aparecer incluem o tronco, braços e pernas, segundo o estudo”, afirma a dermatologista.

O estudo notou um amplo espectro de erupções cutâneas, incluindo as vermelhas contínuas, as irregulares, as semelhantes a redes e até erupções cutâneas que parecem machucados, o que pode ser um sinal de coagulação nos vasos sanguíneos, segundo o relatório. “Alguns pacientes com Covid-19 até sofreram lesões arroxeadas ou azuladas nos dedos dos pés, e se apresentaram de forma dolorosa ou sensível ao toque”, afirma a médica.

Ainda assim, existem muitas incógnitas quando se trata de “erupções cutâneas por coronavírus” e são necessárias mais informações para entender seu papel na identificação do Covid-19. Até agora, as erupções cutâneas ainda não foram listadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um sintoma comum.

Segundo a Dra. Paola, embora as erupções cutâneas sejam um sintoma a ser considerado, “apenas ter uma erupção cutânea não significa que você tenha Covid-19”. “As causas alternativas de uma erupção cutânea são infinitas. Você pode ter uma erupção cutânea por causa de dermatite de contato, alergias, efeitos colaterais de medicamentos e condições da pele como eczema”. Além disso, o próprio estresse da quarentena ou a lavagem excessiva das mãos, com uso demasiado de desinfetantes e luvas, já pode causar mais dermatite irritante para as mãos.

Quando devo consultar um profissional de saúde?

Se você estiver tendo uma erupção cutânea e não tiver uma condição crônica da pele pré-existente, como eczema ou rosácea, ou notar uma erupção cutânea e acreditar que foi exposto recentemente ao coronavírus, consulte primeiramente o seu médico, por meio do telefone ou telemedicina. “Você deve entrar em contato com seu médico para obter mais orientações e manter distância social nesse meio tempo”, explica ela. “Mas se o paciente sentir falta de ar, febre e outros sintomas da Covid-19, é aconselhável que ele busque atendimento médico em postos de saúde”, finaliza a dermatologista.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.