Notícias

Estudo da UFRN sobre ‘hipertensão e exercício’ busca idosos voluntários

O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre mais uma fase de busca por idosos hipertensos para participar como voluntários de um estudo relacionado a atividades físicas. Podem participar mulheres e homens, na faixa etária de 60 a 80 anos, com diagnóstico de hipertensão, sem o hábito regular de exercícios, nem problemas articulares que impossibilitem os movimentos.

Realizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício (GPEACE) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), o Estudo HEXA, sigla para Hipertensão e Exercício Aeróbio, investiga os efeitos de dois tipos de treinamento físico sobre pressão arterial e saúde cardiovascular de idosos com hipertensão. Ao participar, o voluntário tem acesso a exames de forma gratuita: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa); ecocardiograma e doppler das artérias carótidas; teste ergométrico com cardiologia; densitometria óssea; e exames de sangue. Além disso, o paciente recebe um programa de atividades supervisionadas durante três meses.

De acordo com o coordenador do estudo e professor do Departamento de Educação Física, Eduardo Caldas, após a avaliação inicial, os voluntários são divididos em dois grupos, que recebem atividades diferentes. Um pratica exercícios aeróbios moderados contínuos — caminhadas de 20 a 30 minutos, por exemplo — e o outro é submetido a treinamentos intervalados de alta intensidade — com momentos mais intensos em alternância com períodos de repouso. Há ainda um terceiro grupo, para controle, que recebe palestras e orientações de hábitos saudáveis.

“Queremos comparar se o exercício intervalado de alta intensidade pode ser mais eficaz que o tradicional, ou seja, o moderado contínuo. Vamos observar se reduz a pressão arterial, o que já é um efeito sabido da atividade, se melhora a capacidade cardiorrespiratória, os níveis de glicose e triglicerídeos, parâmetros de função cardíaca, que também mediremos, e a função vascular”, explica o professor.

Esse estudo conta com uma equipe multiprofissional, como exigem os cuidados com a hipertensão, formada por médico cardiologista, nutricionistas, pesquisadores de Farmácia e profissionais da Educação Física. Dessa forma, a avaliação alcança uma abrangência maior e considera os diversos aspectos importantes envolvidos na atenção a essa parcela da população.

Dados da hipertensão

Em 2018, segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 24,7% da população brasileira que vive nas capitais declarava ter diagnóstico de hipertensão. Já entre idosos, são aproximadamente 60% de hipertensos. A doença, também conhecida como pressão alta, caracteriza-se pela elevação do nível de pressão sanguínea nas artérias e acontece quando se torna igual ou superior a 14 por 9.

Associada a uma série de malefícios à saúde, principalmente do sistema cardiovascular, a hipertensão, especialmente se for descontrolada, potencializa bastante as chances de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame, infarto do miocárdio e mortalidade precoce por razões cardiovasculares. Devido ao fato de ser uma doença corriqueira, a atenção deve ser sempre redobrada.

“Estamos tratando algo extremamente comum entre os idosos e frequentemente negligenciado. É importante salientar que muitas vezes a hipertensão só vai ser sintomática quando está muito alterada. Então a pessoa sente uma dor de cabeça exagerada já com níveis significativamente altos de pressão arterial, mas passam anos e anos sem saber por não apresentar sintoma”, alerta Eduardo Caldas.

Interessados em participar do estudo devem entrar em contato com Rodrigo Browne [(84) 99989-2657] ou Beatriz Araújo [(84) 998523556] e marcar as avaliações iniciais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.