Destaques, Educação

Estudar em outro país é o sonho de muitos brasileiros

Foto: Divulgação / Educa Mais Brasil

Muitos brasileiros se animam quando pensam em estudar fora, mas essa não é um decisão fácil, envolve muitas dúvidas e quase ninguém acredita que é capaz. A oferta de bolsas de estudos não é pequena mas, como a informação é segmentada, fica difícil explorar de forma organizada o que está disponível. Antes de tomar uma decisão concreta sobre o que você realmente deseja, tente responder a essas perguntas: Será que é o momento de estudar fora? Qual país e universidade vai ser melhor para minha trajetória? Vou conseguir me manter longe da minha família?

Além da oportunidade de ganhar fluência em um idioma estrangeiro, uma formação no exterior aumenta muito as chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Isso se aplica a qualquer nível de estudo; do Ensino Médio a cursos de graduação, pós-graduação, MBA e doutorado. Ter um diploma estrangeiro certamente o coloca à frente dos profissionais graduados no Brasil, embora existam excelentes instituições de ensino nacionais.

Crescer na carreira e ter um diferencial é o principal desejo do estudante de Direito Hugo Rossi, 21 anos. Através de um programa de bolsa estudantil da sua faculdade, ele vai ter a oportunidade de passar 6 meses em Portugal e estudar na Universidade do Porto. “Estou muito animado. É uma grande oportunidade de crescer na minha carreira”, conta o estudante.

Hugo também deu algumas dicas para os estudantes que desejam conseguir uma bolsa de estudo no exterior. “As pessoas precisam ficar atentas aos editais das universidades e as oportunidades que o governo oferece para o seu curso. Há várias possibilidades, mas é necessário pesquisar direito”, explicou.

Estudar fora do país de origem é a chance de acumular conhecimentos que, em teoria, não estão acessíveis no Brasil. Você sabia que as universidades que mais garantem emprego no mundo estão fora do Brasil? É o que diz o Ranking Mundial das Universidades e da Empregabilidade (2017). Segundo a pesquisa, as instituições que oferecem as melhores condições de empregabilidade estão em países como Estados Unidos, Japão, China e Alemanha.

Embora a crise econômica tenha reduzido os programas de financiamento estudantil no estrangeiro, ainda é possível conseguir bolsas de estudos no exterior por intermédio do setor público. Os principais programas de apoio financiados pelo governo são bem abrangentes e possibilitam que os estudantes, desde a graduação até o pós-doutorado, concluam seus estudos ou pesquisas no exterior.

No entanto, essa não é a única via pela qual você pode se candidatar a uma bolsa de estudos fora do Brasil. Quem procura por um curso de graduação, tem as instituições de ensino portuguesas com uma opção. Atualmente, 18 delas aceitam a nota do ENEM como parte do vestibular. Entre as principais, temos a Universidade de Coimbra, Universidade de Algarve e o Instituto Politécnico de Leiria.

Bolsa de Estudo no Brasil

Sabia que não é preciso estudar no exterior para conseguir uma bolsa de estudo? Existem programas que incentivam sua educação aqui mesmo no Brasil. Você pode e deve investir na sua educação mesmo sem sair do país. O programa educacional Educa Mais Brasil oferece até 70% em bolsa de estudo para você fazer sua graduação. Além disso, você ainda pode conseguir bolsas de estudo para especialização, cursos técnicos e curso de idiomas.

Optando pelo curso de idiomas, você ainda melhora o seu inglês para, no futuro, ter a oportunidade de estudar em outro país. Então, não perca tempo. Entre no site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades. São mais de 18 mil instituições parceiras em todo Brasil.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.