Notícias

Estudantes pretendem continuar os estudos quando concluírem a educação básica, mostra pesquisa

Saeb mapeia perfil dos estudantes e professores da rede pública

Cerca de 77% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino planejam continuar estudando e trabalhando após concluírem essa etapa de ensino, já 9% dos estudantes do mesmo período escolar não sabem o que farão após concluírem a educação básica. Os dados são alguns dos resultados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A pesquisa busca entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira e saber como eles estão pensando o futuro e como enxergam a educação que recebem. Cerca de 96% dos diretores de escolas afirmaram levar em consideração os resultados dessas avaliações.

Na educação básica o Saeb é realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e alunos do 3º ano do ensino médio. Professores, gestores e secretários de educação também participam respondendo ao questionário.

A edição mais recente da avaliação apurou que 46% dos estudantes da rede pública, tanto do 5º como do 9º ano, e também do 3º ano do ensino médio, se autodeclaram pardos.

A pesquisa também traçou o perfil dos professores. Os dados indicam que 58% dos docentes atuam apenas em uma escola, enquanto 42% trabalham em duas ou mais. A carga horária para eles chega a ultrapassar mais de 40 horas semanais, segundo relataram ao Saeb.

Em relação à satisfação do trabalho na educação, 51% dos entrevistados disseram que as vantagens da profissão superam as desvantagens, mas 80% dos docentes apontaram estar satisfeitos com o trabalho.

Saeb

Realizado desde 1990, o Saeb é resultado de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, realizador do exame, fazer um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. A pesquisa é considerada como “a maior avaliação da educação brasileira”. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.