Notícias

Estudantes poderão usar nota do Enem para ingressar na Universidade do Porto

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aceitos pela Universidade do Porto, em Portugal. O convênio entre a instituição e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, foi firmado nesta quarta-feira (9). Com esse acordo, a universidade entra no grupo de instituições portuguesas que assinaram convênios interinstitucionais com o instituto. Ao todo, já são 12  instituições que adotam o Enem como critério de candidatura.

Por se destacar nos rankings internacionais, atualmente a U.Porto é uma das maiores universidades portuguesas e está entre as cem melhores da Europa. “Há toda uma estrutura cuidada e preparada para receber os estudantes brasileiros, pois, somos uma instituição portuguesa com muitos estudantes estrangeiros”, afirmou a vice-reitora, Maria de Fátima Marinho.

O presidente em exercício do Inep, Carlos Eduardo Moreno, destacou que esse acordo é um incentivo para os participantes do Enem. “É importante ressaltar que as avaliações do Inep, em especial o Enem, produzem oportunidades para os estudantes se qualificarem em boas universidades no Brasil e no exterior.”

O investimento para ingresso é de três mil euros. Estudantes estrangeiros com língua portuguesa pagam a metade deste valor.

Universidade do Porto

Com uma escola de gestão, possui 14 faculdades e cursos de licenciaturas e mestrados integrados, mestrados, doutoramentos e educação contínua. Atualmente, conta com cerca de 32 mil estudantes, 650 programas de formação e cursos que abrangem todos os níveis de ensino.

Os participantes do Enem interessados em estudar fora do Brasil podem consultar pela internet as 12 instituições portuguesas:

  1. Universidade de Coimbra
  2. Universidade do Algarve
  3. Universidade de Aveiro
  4. Universidade de Lisboa
  5. Universidade do Porto
  6. Instituto Politécnico da Guarda
  7. Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)
  8. Instituto Politécnico do Porto (IPP)
  9. Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
  10. Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
  11. Instituto Politécnico de Barcelos (IPCA)
  12. Instituto Politécnico de Coimbra

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.