Destaques, Educação

Estudante pode ter bolsa de estudo de até 70% em vestibular de inverno

Foto: Divulgação

O segundo semestre pode ser também o início de um novo ciclo, especialmente para o estudante que está em fase de preparação para o vestibular. Nesta época, diversas instituições de ensino superior abrem as inscrições para o vestibular de inverno e por isto é preciso estar atento para abraçar as oportunidades disponíveis em todo o Brasil.

Mais de 240 mil bolsas de estudo para o ensino superior com descontos de até 70% abrem as portas das faculdades brasileiras para o estudante contemplado por meio do programa educacional Educa Mais Brasil, válidas tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. “O desconto que a bolsa de estudo oferece é importante porque facilita bastante o pagamento e uma outra coisa que me chama atenção é o nome que a faculdade tem por uma questão de mercado de trabalho”, ressalta Janine da Cruz Caputo, de 25 anos.

A estudante tem se preparado desde 2017 para conquistar a vaga na graduação de Engenharia de Produção. “Eu tenho alguns vestibulares em vista. As oportunidades de bolsas e desconto são muito interessantes. Pretendo fazer [vestibular] apenas para instituições próximas ao meu local de trabalho”, comenta a estudante, que trabalha com Logística e Transportes e deseja aliar o trabalho atual com a futura profissão. Ainda este ano fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aumentar as suas possibilidades.

Vestibular para curso EAD

A proximidade da faculdade com a residência ou local de trabalho é um fator muito considerado especialmente quando o vestibulando já trabalha, de alguma forma, na área em que deseja se graduar. No entanto, é válido destacar que o vestibular de inverno também permite o ingresso na graduação EAD, fator que deixa de limitar a escolha pela instituição de ensino.

Há pouco mais de um ano de expedição do Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que atualizou a legislação sobre a regulamentação do ensino EAD no Brasil, houve crescimento de 133% dos polos de ensino EAD. Antes, eles eram 6.583 e passaram a ser 15.394 de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Além disto, mais de 18% das matrículas no ensino superior são em cursos EAD.

Como conseguir a bolsa de estudo

As bolsas de estudo ofertadas estão listadas no site do programa Educa Mais. Ao acessar a home, basta optar pela cidade e estado em que deseja começar a faculdade, escolher o curso e os descontos que mais se encaixam no orçamento. Ao ser contemplado com a bolsa de estudo, basta pagar a taxa de adesão ou pré-matrícula, o que torna gratuita a matrícula (ou a primeira mensalidade) na faculdade ou instituição. Por não se tratar de um financiamento (a exemplo do Fies), o estudante não tem dívida futura ao término da graduação caso tenha feito todos os pagamentos no devido período.

Saiba como se preparar para o vestibular de inverno

  1. Fazer um cronograma de estudos: Caso o estudante já tenha escolhido o curso e a instituição em que deseja estudar, é hora de fazer o planejamento, que pode ser a longo prazo (um ano) ou médio prazo (semestre). Definir as disciplinas e organizá-las por ordem de importância.
  2. Resolva provas anteriores: Busque provas já realizadas pela instituição de ensino em que irá se candidatar ou resolva questões da banca organizadora, ainda que sejam do vestibular de uma instituição diferente. As questões podem ser parecidas de um vestibular para outro, o que ajuda a fixar o conteúdo.
  3. Busque materiais complementares: Apostilas de professores e cursos diversos, videoaulas, resolução de questões sempre contribuem para o bom desempenho do estudante.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.