Ciência

Estudante desenvolve gel que veda hemorragia em 20 segundos

Foto: © REUTERS Nguyen Huy Kham

Joe Landolina, um ex-aluno do Instituto Politécnico da New York University, EUA, desenvolveu um gel chamado VetiGel, que age como um agente hemostático para controlar o sangramento de forma praticamente instantânea, em caso de emergência, informa o portal de tecnologia CNET.

Essa constatação implica uma melhoria drástica em relação a outras substâncias, apesar de ser aterrada no mesmo princípio de ação, uma vez que muitos deles precisam de alguns minutos para trabalhar em comparação com os 20 segundos que leva o VetiGel. Este gel hemostático é composto de polímeros derivados de plantas.

O VetiGel pode ser usado tanto em feridas externas como em órgãos internos e grandes artérias. Também pode ser removido uma vez que se consiga controlar o sangramento, ou ser revestido com um “spray especial”, a fim de transformá-lo numa substância muito semelhante à da pele humana. Atualmente, depois de uma investigação preliminar , o polímero vegetal já foi testado em conformidade com as condições de segurança necessárias, por isso, está pronto para começar a ser usado em clínicas veterinárias. Se aprovado pelas autoridades poderá ser usado em humanos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.