Estão abertas as inscrições para o Sisu 2020.2

julho 7, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Estão abertas as inscrições para o Sisu 2020.2

Quem deseja ingressar em uma universidade ou instituto público por meio das vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2 já pode realizar a inscrição no site do programa. Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD).

Podem participar quem fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, não zerou a redação e tenha obtido um bom desempenho nas provas objetivas. O prazo segue aberto até a próxima sexta-feira, 10 de julho.

Diferente dos outros programas do governo de acesso às universidades, Prouni e Fies, o processo seletivo do Sisu não leva em conta a renda familiar do candidato e nem histórico escolar, ou seja, pode se candidatar aqueles que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou particulares, desde que tenha feito o Enem. Algumas universidades exigem a nota mínima em determinada área do conhecimento que tenha relação com o curso de escolha.

Por isso, antes de realizar a inscrição, é importante conferir no edital da instituição os pesos atribuídos para cada área do conhecimento dos cursos que estão sendo ofertados. Assim, fica mais fácil saber se terá uma boa classificação. A mesma poderá ser acompanhada enquanto o período de inscrição estiver aberto e, caso não tenha uma boa classificação no curso escolhido, será possível mudar as opções até o fim das inscrições.

O resultado poderá ser consultado no site do Sisu no dia 14 de julho, os selecionados têm entre os dias 16 a 21 de julho para realizar a matrícula. Quem não for aprovado pode sinalizar interesse em participar da lista de espera do programa entre 14 a 21 de julho.

Bolsa de estudo para faculdade pelo Enem

Quem quiser usar as notas do Enem 2019 para conseguir uma bolsa de estudo para começar a graduação em uma faculdade privada, pode se candidatar as vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições estarão abertas dia 14 de julho. Neste caso, é preciso ficar atento, pois a renda per capita familiar não pode ser maior que três salários mínimos e os candidatos precisam ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista integral da instituição.

Bolsa de estudo para faculdade sem o Enem

Quem não fez o Enem também pode pleitear uma oportunidade para graduação com bolsa de estudo de até 70% pelo Educa Mais Brasil. O programa, que é de iniciativa privada, oferta bolsas de estudo atuando em parceria com faculdades, centros universitários e universidades de todo o país para cursos presenciais e a distância (EaD). As inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano de forma gratuita no site do Educa Mais.

Clique aqui e confira as bolsas de estudo disponíveis.