Estado vai abrir mais 30 leitos de UTI em Natal e Macaíba

Estado vai abrir mais 30 leitos de UTI em Natal e Macaíba

maio 8, 2020 0 Por Rafael Nicácio

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) concluiu o processo licitatório para contratação de mais 30 leitos de terapia intensiva que serão disponibilizados para pacientes com a Covid-19. O ato está publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

A empresa contratada fará a implantação e gestão de 20 leitos de UTI no Hospital João Machado, em Natal, e dez leitos de UTI no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba. O contrato emergencial terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado de acordo com a duração da emergência em saúde.

A vencedora foi o Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde – Avante Social, por apresentar a melhor proposta de preço, no valor total de R$ 10,7 milhões, e atender a todos os critérios do edital de Chamamento Público Emergencial, incluindo a comprovação de experiência na gestão de serviços de Urgência e Emergência.

Para a governadora Fátima Bezerra, “a ação é mais uma conquista do Governo no combate à pandemia, que trabalha dia e noite para salvar vidas e minimizar o impacto causado pelo novo coronavírus”.

“Com a publicação do resultado, temos o trâmite processual para recursos e, ocorrendo tudo dentro do previsto, assinaremos o contrato no início da próxima semana com a empresa vencedora, que terá um prazo de 15 a 20 dias para implantação dos leitos. Essa contratação se insere dentro do programa de expansão assistencial, contido no Plano de Contingência da Covid-19 no RN. Estamos buscando enfrentar de todas as formas os gargalos para a implantação dos leitos, principalmente no que se refere à questão dos respiradores e EPIs e estamos contando com parcerias e colaboração por parte dos outros poderes e da sociedade”, disse o secretário Cipriano Maia.

A abertura de novos leitos tem sido um esforço constante na gestão da Saúde, de forma a desenvolver o Plano de Contingência estadual para a contenção da pandemia do coronavírus. Em Mossoró, por meio de parceria com a prefeitura local, serão instalados 35 UTIs e 65 leitos de enfermaria no Hospital São Luiz, geridos pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim).

Em parceira com a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, serão instalados 60 novos leitos, sendo 40 deles – 20 UTIs e 20 de enfermaria – na primeira etapa. O Governo também deverá reativar a UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, localizado na capital, com mais 10 leitos, estes voltados para as crianças acometidas pelo novo coronavírus.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!