Notícias

Estado Islâmico faz nova ameaça à Espanha e fala em ‘vingar’ Inquisição

(ANSA) – Quase uma semana depois dos atentados na Catalunha, o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou um novo vídeo no qual celebra as mortes em Barcelona e Cambrils e faz um apelo por novos ataques terroristas.

A gravação mostra dois membros da milícia – um de rosto descoberto e outro de máscara – falando em espanhol. “A jihad [guerra santa] não tem fronteiras. Façam a jihad onde vocês estiverem, e Alá felicitará vocês”, diz um deles.

O extremista ainda afirma que os cristãos não devem se esquecer do “sangue muçulmano derramado pela Inquisição espanhola”. “Vingaremos sua matança, e Al-Andalus voltará a ser o que foi, terra de califado”, acrescenta o terrorista, fazendo referência ao nome da Península Ibérica durante o período de dominação árabe, entre 711 e 1492.

estado islâmico

Segundo Rita Katz, diretora do portal de contraterrorismo “SITE”, é a primeira vez que o EI veicula um vídeo em espanhol em suas mídias oficiais. Os atentados da semana passada em Barcelona e Cambrils, que mataram 15 pessoas, foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

A Espanha está na mira da milícia não apenas por ter perdido boa parte de seu território para muçulmanos na Idade Média, mas também por integrar a coalizão internacional que combate o EI no Oriente Médio e no norte da África.

A célula jihadista da Catalunha era composta por pelo menos 11 homens, sendo que seis foram mortos pela polícia, três acabaram presos, e dois morreram na explosão da casa usada como base pelo grupo – há ainda um suspeito colocado em liberdade provisória pela Justiça, já que até o momento não foi comprovada sua ligação com os ataques. (ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.