Na noite desta quinta-feira (13), o Palmeiras recebeu o São Paulo no Allianz Parque para decidir qual dos times avançaria para a próxima fase da Copa do Brasil. Com a bola rolando foi a vez do Tricolor ter a “cabeça fria e o coração quente“, não se abalar após tomar o primeiro gol e ser “o time da virada” para se sair vitorioso.
Vindo de uma sequência de resultados negativos e sem vencer a três jogos, o Palmeiras chegou em seu pior momento na temporada para enfrentar o São Paulo. Pior que isso, após perder o primeiro jogo para o Tricolor, o Verdão precisava vencer por mais de dois gols para avançar na competição.
Assim o time da casa até conseguiu sair à frente no placar, quando após receber a bola de Raphael Veiga, o lateral Piquerez acertou um cruzamento que virou finalização e encontrou o ângulo do goleiro São Paulino, aos 34′ minutos de jogo.
Contudo após o intervalo o São Paulo voltou a campo jogando de forma ofensiva diante de um placar que já não o beneficiava. Assim logo aos 4′ minutos de partida o Tricolor já havia empatado com Caio Paulista.
O Palmeiras ainda tentaria recuperar a dianteira do placar, mas seria o São Paulo quem voltaria a marcar. Aos 44′ do segundo tempo foi a vez de David fechar o placar a favor do Tricolor.
Com o resultado, o São Paulo avança a semifinal da Copa do Brasil e espera o vencedor de Corinthians x América-MG. Os times decidem no próximo sábado (15) quem será o outro semifinalista da competição.
Como foi Palmeiras x São Paulo ?
Armado com Endrick como centroavante e Rony aberto pela esquerda, o Palmeiras veio a campo com alterações na forma como o time vem jogando. Enquanto o São Paulo do técnico Dorival Júnior veio a campo com uma formação espelhada a da equipe de Abel Ferreira.
Com a bola rolando as equipes souberam ser ofensivas logo nos primeiros minutos de jogo. Assim, com oportunidades criadas para ambos os lados, seria o Palmeiras quem abriria o placar em um “chutamento” (cruzamento que virou finalização) do lateral Piquerez, aos 34′ minutos da primeira etapa.
Com o gol o Palmeiras empatava no agregado e levava a partida para os pênaltis. Mais do que isso, deixava o clube a um gol da classificação.
Contudo, embora tenha tomado o gol, o São Paulo manteve a força defensiva e a ofensividade quando com a bola. Desse modo não demorou muito para o Tricolor empatar a partida e ultrapassar o Palmeiras no agregado.
Logo aos 4’ minutos de jogo da segunda etapa, Caio Paulista marcou para o São Paulo. Após cruzamento mal cortado de Mayke, a bola sobra com Luciano. O atacante toca para Caio Paulista ganhar a dividida com Luan e marcar entre as pernas de Weverton.
Com o resultado o São Paulo voltava ficar na frente no agregado. Apesar disso a equipe Tricolor não recuava e continuava propondo jogo e se compactando na hora de defender.
A equipe do técnico Dorival Júnior ainda teria um gol marcado em situação legal de jogo, mas que seria invalidado pelo árbitro em campo e confirmada mesmo após revisão no VAR. Mas não faria falta, pois aos 44′ minutos de jogo o Tricolor ainda teria mais um gol para encerrar com vitória e classificação a sua visita a casa verde.
Após tiro de meta, David ganha a bola e tabela com Juan para sair de frente com o goleiro Weverton. Na cara do gol o atacante não perdoou e mandou para as redes do Verdão. Final Palmeiras 1×2 São Paulo.
Próximos jogos
Agora o Palmeiras retorna a campo contra o Internacional no estádio Beira-Rio. Enquanto isso o São Paulo vai a campo encarar outro clássico, dessa vez contra o Santos.
Ambos os jogos ocorrem pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023. Neste domingo (16) e enquanto o verdão entra em campo às 18h30(horário de Brasília), o Tricolor disputa o SAN SÃO às 16h00 (horário de Brasília).