Faltando apenas 4 rodadas do campeonato brasileiro para que o calendário do futebol brasileiro chegue ao fim, começa a ansiedade pelo início da Copa do Mundo no Qatar. Há pouco menos de 20 dias para o início do grande evento de futebol do mundo, os amantes do esporte já estão entrando no famoso clima de Copa.
E com a proximidade da Copa, começam as especulações sobre quem são as favoritas a vencer essa grande competição. Nos prognósticos da Copa do Mundo no site Sportytrader, a seleção brasileira de Tite é a grande favorita. Chega muito bem em termos coletivos, após fazer uma eliminatória irretocável, tendo se classificado com muitas rodadas de antecedência.
A convocação oficial foi divulgada na última segunda-feira, dia 07 de novembro, e a lista não trouxe grandes surpresas para os olhares de quem acompanha a seleção brasileira. De polêmica apenas um nome: Daniel Alves. O lateral-direito de 39 anos está no Pumas do México e não vive sua melhor fase. Aliás, sequer de lateral ele vem jogando, tendo em vista que ele atuou praticamente todos os jogos pela equipe mexicana no meio-campo.
Outros dois jogadores que ficaram de fora também geraram certo debate nas redes sociais, foram eles os atacantes Roberto Firmino do Liverpool e Gabriel Barbosa do Flamengo, o Gabigol. Firmino foi convocado várias vezes ao longo do ciclo, mas perdeu espaço nos últimos anos por viver mau momento em seu clube.
Nem mesmo o crescimento de produção nos últimos meses foi o suficiente para fazer Tite mudar de ideia. Já Gabigol vive excelente fase há muito tempo no Flamengo. Na atual temporada, fez mais um gol de título de Copa Libertadores para o rubro-negro carioca e havia a expectativa por sua convocação por conta desse seu aspecto decisivo em jogos importantes. Porém, isso não pareceu ser o suficiente para encher os olhos de Tite.
Gabriel Martinelli, jovem atacante do Arsenal, foi um dos jogadores convocados de menor reconhecimento entre os brasileiros. Apesar de viver grande fase no Arsenal, atual líder da Premier League, ao lado de Gabriel Jesus, o garoto de apenas 21 anos ainda não é conhecido pelo público em geral, o que causou certa estranheza por parte de alguns. Para quem acompanha a trajetória de Martinelli, porém, não dá para dizer que a convocação foi surpreendente.
Dentre as outras seleções que também chegam fortes na Copa do Mundo e são candidatas ao título está a Argentina, o que mostra a força das seleções sul-americanas na Copa de 2022. Messi e companhia chegam muito fortes, tendo conquistado a Copa América recentemente, vencendo o próprio Brasil na final por 1×0 com gol de Ángel Di Maria.
Dentre as seleções europeias de maior relevância, a atual campeã França talvez seja a que mais se aproxima da capacidade de Brasil e Argentina. Entretanto, muitos jogadores franceses relevantes no contexto de seleção estão se lesionando e devem ficar de fora da Copa. São os casos de Paul Pogba, Ngolo Kanté e Samuel Umtiti. Isso pode enfraquecer bastante as chances da seleção francesa, apesar de ainda assim ter um elenco muito forte e cheio de opções.
Correndo por fora há ainda seleções como a Espanha, que também é muito forte coletivamente por conta do ótimo trabalho do técnico Luis Enrique e graças à juventude e qualidade de jogadores como Gavi, Pedri. Além dos espanhóis, a Inglaterra, que tem uma geração jovem de muito talento, também pode ir longe na competição. Sterling, Mason Mount, Declan Rice, Jude Bellingham e o craque e capitão Harry Kane têm tudo para dificultar a vida dos principais favoritos.
Dentre as seleções mais conhecidas, temos ainda a Alemanha que sempre chega forte a qualquer mundial, e a Holanda que chega ao Mundial em ascensão com o trabalho de Louis van Gaal, que conhece muito bem essa competição, tendo em vista que já havia treinado a seleção holandesa na Copa de 2014.
A verdade é que no fim das contas há sempre muito debate sobre quem são os favoritos. Sempre há uns mais otimistas e outros mais pessimistas. Mas a verdade é que independentemente de quem for campeão, essa Copa tem tudo para ser uma das melhores Copas de todos os tempos. Afinal, os jogadores chegarão no ápice de suas formas físicas, uma vez que a Copa será disputada no meio da temporada europeia, diferente do que acontecia em Copas anteriores, onde os jogadores chegavam a Copa ao fim da temporada e, consequentemente, mais extenuados fisicamente falando.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.