Esportes

CBF anuncia punições mais rigorosas para casos de racismo no futebol

Cada caso será julgado por duas instâncias do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e pode ser encaminhado à esfera criminal

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (14 de fevereiro) uma importante medida para combater o racismo no esporte: a partir de agora, casos de racismo em competições organizadas pela CBF poderão resultar em punições esportivas para os clubes envolvidos.

A medida foi tomada durante o Conselho Técnico realizado na sede da entidade no Rio de Janeiro, e tem o objetivo de avançar no combate ao racismo no esporte e na sociedade como um todo. A luta contra o racismo é urgente, e a CBF está fazendo a sua parte ao avançar nas punições para os casos de racismo em competições organizadas pela entidade.

A nova determinação reforça a importância da igualdade e do respeito no esporte. Segundo o Regulamento Geral de Competições de 2023, que entrará em vigor já na Copa do Brasil, a CBF poderá aplicar a perda de pontos para clubes infratores em casos de infração discriminatória praticada por dirigentes, representantes e profissionais dos clubes, atletas, técnicos, membros de comissão técnica e torcedores.

Todo e qualquer caso de racismo será remetido através de pena administrativa da própria entidade que pode ser multa, pode ser perda de mando de campo, pode ser portões fechados e pode ser perda de pontos“, diz o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Além da punição esportiva, todo e qualquer ato de racismo ou discriminação será encaminhado à Polícia Civil e ao Ministério Público para que o processo não ocorra apenas na esfera esportiva, e os infratores sejam punidos pela lei.

Essa é uma medida importante para combater o racismo no esporte e na sociedade, e reforça a importância da igualdade e do respeito em todas as esferas da vida. O esporte tem o poder de unir as pessoas e promover a inclusão, e a CBF está dando um importante passo para garantir que todos os envolvidos nas competições organizadas pela entidade sejam tratados com respeito e dignidade.

A medida também reforça a importância de se combater o racismo em todas as suas formas, tanto no esporte quanto na sociedade em geral. O racismo é uma prática intolerável que causa danos irreparáveis às vítimas, e é necessário que medidas sejam tomadas para que essa prática seja erradicada do nosso país.

A decisão da CBF é um exemplo para outras organizações esportivas, mostrando que é possível avançar na luta contra o racismo e garantir que o esporte seja um ambiente de inclusão e respeito para todos. É preciso continuar trabalhando para combater o racismo em todas as esferas da vida, e medidas como essa da CBF são um passo importante nessa direção.

No dia 11 de janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei que equipara o crime de injúria racial ao racismo, que é inafiançável e imprescritível. O texto prevê também um aumento da pena para os delitos praticados em eventos esportivos e culturais no país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.