Ciência

Espécie humana desconhecida teria habitado na China, revela estudo

Uma pesquisa publicada na revista Journal of Physical Anthopology, comandada pelo Grupo de Antropologia Dental do Centro Nacional de Pesquisa Sobre a Evolução Humana (CENIEH), em colaboração com cientistas do Institute of Vertebrate Paleonlotogy and Palaeoanthropology de Pequim (IVVP), revela a existência de uma nova espécie de humanos não catalogada. A pesquisa foi conduzida por José Maria Bermúdez de Castro e a pesquisadora Maria Matinón-Torres.

O estudo foi baseado na mandíbula infantil e vários dentes isolados encontrados em Xujiayao
O estudo foi baseado na mandíbula infantil e vários dentes isolados encontrados em Xujiayao. Foto: CENIEH

O estudo foi baseado na mandíbula infantil e vários dentes isolados encontrados em Xujiayao, localizada no norte da China, que foram datadas entre 60.000 e 120.000 anos atrás. Dessa forma, foi possível saber que a população local compartilha traços genéticos com Neandertais e com uma espécie humana anterior ao homo erectus asiático e, portanto, fora da variabilidade de nossa espécie.

Estudos recentes revelaram a existência de uma população da Sibéria chamada ‘denisovanos’, com dados morfológicos ainda pouco conhecidos. Os denisovanos também habitavam a Ásia no final do Pleistoceno. Os investigadores não descartam a opção de que Xujiayao representa a persistência de uma população antiga da China, talvez um descendente do Homo erectus clássico. “Nosso trabalho destaca a grande variabilidade das populações humanas na Ásia durante o Pleistoceno e alerta para a necessidade de repensar a taxonomia de muitos dos fósseis encontrados neste continente”, diz Maria Martinon-Torres.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.