Ciência

Especialistas querem recuperar texto oculto no Novo Testamento da Bíblia

Traduzida em diversos idiomas, a Bíblia Sagrada pode guardar segredos ocultos jamais imaginados, pensando nisso, especialistas no mundo todo tentam “decodificar” seus segredos. Uma equipe de especialistas universitários da Grã-Bretanha se propôs a recuperar o texto ancestral, Codex Zacynthus, oculto no manuscrito do Novo Testamento, datado do século VI ou VII. As informações são do Daily Mail.

O antigo código é considerado um elemento crucial para a abordagem de qualquer estudo sobre o Novo Testamento. Por isso, os especialistas da Universidade de Cambridge esperam revelar seus segredos assim que for possível arrecadar mais de 1 milhão de libras para comprá-lo.

Os especialistas pretendem decifrar o código oculto no Novo Testamento
Os especialistas pretendem decifrar o código oculto no Novo Testamento

Procedente do século VI ou VII, o Codex Zacynthius foi deteriorado pela ação do tempo e pela manipulação da mão do homem, que, até o século XIII, introduziu novas passagens, escrevendo em cima de conteúdos originais ou borrando-os. O original dessa obra, que serviu de base a muitas religiões, pertenceu por mais de 200 anos à Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, até ser leiloado pela instituição por conta de problemas financeiros.

Desde 1984, o manuscrito descansa na biblioteca da Universidade de Cambridge, à espera de um comprador, por parte da mesma entidade, que permitirá submetê-lo a uma análise científica.

O Codex Zacynthus foi decifrado pela primeira vez no ano de 1861, e os especialistas estão convencidos de que contém sérios erros, os quais esperam esclarecer através das técnicas mais modernas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.