Tecnologia

Especialista recomenda alterar três configurações do WhatsApp para evitar ataques de hackers

Com o avanço da tecnologia, aumenta a preocupação para os ataques de hackers que estão se tornando cada vez mais comum. Casos de roubo de contas e dados do WhatsApp aumentam cada vez mais e os usuários devem se atentar para três configurações do aplicativo relacionadas à privacidade, arquivos recebidos e verificação de perfil, de acordo com as recomendações do especialista em segurança Zak Doffman, publicadas recentemente em Forbes.

O especialista, fundador da empresa Digital Barriers que busca soluções avançadas de vigilância para defesa, segurança nacional e combate ao terrorismo, partiu de um caso em que hackers enganaram um usuário, a partir de uma conta já roubada de um de seus amigos, para compartilhar um código enviado por mensagem sms para o seu telefone.

Confirmação em duas etapas

Essa operação permite que invasores assumam sua conta, e a recuperação pode ser um processo trabalhoso. No entanto, uma das primeiras ações que Doffman recomenda é ativar a confirmação em duas etapas do WhatsApp.

Para fazer isso, o usuário deve entrar na seção ‘Conta’, encontrada em ‘Configurações’. Posteriormente, o aplicativo solicitará que você insira seis dígitos e um e-mail para recuperar o acesso, caso esqueça os números colocados. O procedimento é curto e leva menos de um minuto.

“Todos que usam o WhatsApp devem usar essas configurações de segurança”, frisou o especialista. Portanto, se um hacker assumir o controle de sua conta WhatApp, não poderá concluir o roubo sem saber seu PIN ou código de verificação.

Arquivo de fotos e vídeos

Doffman alerta que fotos e vídeos só devem ser salvos quando o usuário conhece o remetente e tem a certeza de que os arquivos multimídia foram enviados por seu contato e não baixados da internet para posteriormente serem compartilhados pelo WhatsApp.

Caso contrário, os usuários correm o risco de que fotos ou vídeos de origem desconhecida contenham código malicioso que pode travar o dispositivo ou afetar os aplicativos.

“Salvar automaticamente as fotos do WhatsApp é como deixar a porta da frente aberta ; isso traz um nível de risco que não é necessário e pode danificar seu telefone”, explicou o especialista em segurança cibernética Jake Moore.

Para evitar riscos, é recomendável entrar na seção ‘Conversas’ da área ‘Configurações’ e desativar a opção ‘Salvar na galeria’ no iPhone ou ‘Visibilidade de mídia’ no Android.

Quem pode adicionar seu contato a grupos?

Finalmente, Doffman sugere ir para as configurações de ‘Conta’ e a guia ‘Privacidade’ e limitar quem pode adicionar seu contato aos grupos. Neste caso, recomenda-se selecionar a opção ‘Apenas para meus contatos’ . Além disso, o técnico especificou que nenhum dos segmentos nesta seção deve estar disponível para ‘Todos’ e, pelo menos, limitá-los aos amigos.

As diretrizes impedirão que hackers acessem sua conta, ataquem seus contatos por meio de software malicioso ou mesmo consolidem golpes financeiros. “Você precisa alterar suas configurações e deve fazer isso hoje”, alertou o especialista.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.