Destaques, Educação, Natal,

Escola de Felipe Camarão é selecionada pelo MEC para ter programa cívico-militar

O Ministério da Educação anunciou a localização das 54 escolas públicas selecionadas para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2020. O prefeito Álvaro Dias solicitou ao MEC e comemora a seleção para uma escola da rede municipal de ensino.

“Ficamos felizes com a habilitação de Natal pelo governo federal para receber a escola cívico-militar, por atender a uma solicitação que nos foi apresentada por servidores e alunos da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, de Felipe Camarão. O objetivo com a implantação desse novo sistema é buscar resultados ainda mais significativos, não apenas para a comunidade escolar desse bairro, mas para toda a rede pública de ensino de Natal”, disse o chefe do executivo municipal.

Do total das escolhidas, 38 são escolas estaduais e 16 municipais, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal. De acordo com a pasta, cerca de 1.000 militares, tanto da reserva como da ativa, vão participar do projeto-piloto, atuando na gestão educacional das instituições. Segundo o MEC, a escolha das escolas levou em conta a localidade, a partir de uma equação com variáveis com base em critério absolutamente técnico.

HISTÓRICO

O governo federal lançou no dia 5 de setembro o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A partir de então, Álvaro Dias começou a se reunir com a equipe da Secretaria Municipal de Educação discutindo a necessidade de trazer o programa para Natal, quando analisaram os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e avaliaram que a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo os cumpriria para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

No dia 04 de outubro, o prefeito esteve no Gabinete Civil da Presidência da República conversando com a secretária adjunta de Governo, Patrícia Brito Ávila, e assessores, buscando a escola cívico-militar para a capital potiguar. Já no dia 10 de outubro, realizaram uma Assembleia Extraordinária na referida unidade de ensino, com a presença de toda a comunidade escolar (corpo docente, gestores, alunos e pais de alunos), além da representação do Conselho Escolar. Com um percentual de aprovação de 95% da comunidade presente na Assembleia, o prefeito Álvaro Dias encaminhou, no dia 11 de outubro, ao Ministério da Educação o pleito para que a Escola Veríssimo de Melo fosse contemplada com o programa do Governo Federal.

A ESCOLA

A Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo tem, atualmente, 977 alunos e conta com 67 professores, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tem 22 anos de existência, uma vez que foi criada em julho de 1997.

O PROGRAMA

O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Tem como critérios: escola em situação de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); localizada na capital do estado ou na respectiva região metropolitana; que ofereça as etapas Ensino Fundamental II e/ou Médio e, preferencialmente, atenda de 500 a 1000 alunos nos dois turnos; e que possua a aprovação da comunidade escolar para a implantação do modelo.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.