Sem Censura
Imagem: TV Brasil/Divulgação

O Sem Censura desta terça-feira, 21 de janeiro de 2020, programa discute tratamento da tireoide.

O Sem Censura aborda os tratamentos que envolvem a tireoide, glândula que garante o equilíbrio e a harmonia do organismo. Nesta terça (21), a endocrinologista Luciana Spina e a historiadora Ana Oliveira, paciente da médica, conversam sobre o assunto com Vera Barroso e Bruno Barros no estúdio do programa da TV Brasil. A médica explica a importância dos hormônios produzidos pela glândula tireoide e destaca as consequências para o corpo humano quando o desenvolvimento dessas substâncias entra em desequilíbrio. Esses hormônios agem em todos os sistemas do organismo.

A tireoide atua em órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. A glândula interfere no crescimento e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. A regulação dos ciclos menstruais, a fertilidade, o peso, a memória, a concentração o humor e o controle emocional também sofrem influência da glândula. Paciente da Dra. Luciana, a historiadora Ana Oliveira tem 31 anos e descobriu alguns nódulos depois de fazer exames de rotina pós-parto. Ela foi diagnosticada com carcinoma papilifero e fez a cirurgia de retirada total da glândula.

Ela também realizou tratamento com iodoterapia em que precisava ficar 48 horas em quarentena, além de alguns dias longe da Clara, sua filha de 1 ano e 7 meses na época, por estar radioativa. A convidada conta sua trajetória e destaca como funciona o tratamento e o acompanhamento médico constantes após a cirurgia com a endocrinologista. Ana conta que fez exames de sangue periódicos além de repor os hormônios.

Sobre o programa

Sob o comando de Vera Barroso, com Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura está no ar desde 1985. O programa tem uma hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A hashtag #semcensura nas redes sociais garante a interação com o público. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, ainda nos anos 1980.

Tudo isso e muito mais você pode conferir logo após a série Pablo, a partir das 18h, na TV Brasil.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.