PUB
Início Programação da TV Sem Censura – 19/02/2020: traz um debate sobre cabelo e identidade

Sem Censura – 19/02/2020: traz um debate sobre cabelo e identidade

0
134
Sem Censura
Imagem: TV Brasil/Divulgação
PUB

O Sem Censura desta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, traz um debate sobre cabelo e identidade.

A representatividade das pessoas negras nas artes e o simbolismo de seus cabelos pautam a entrevista do programa. Para discutir esse tema tão atual, o programa traz exemplos no cinema e na literatura. A conversa inclui o filme “Hair Love”, obra de duração reduzida que conquistou o Oscar na categoria de Melhor curta-metragem de animação, e o livro infantil “Que Cabelo É Esse, Bela?”.

Lançada online em dezembro, a produção da sétima arte acompanha uma família negra e conta como um pai se esforça para arrumar os cabelos crespos da filha. Mesmo sem jeito, ele insiste no desafio e vê tutoriais para pentear a filha. Em quase 7 minutos de duração, o curta apresenta ao público uma trama que envolve aceitação, autoconfiança e amor.

Durante o programa, Simone Mota fala sobre sua experiência pessoal com o cabelo crespo que a inspirou a escrever a obra infantil “Que Cabelo É Esse, Bela?”. Lançado em 2018, o título oferece uma bonita reflexão sobre a implicância que as pessoas têm com suas madeixas.

Voltado para crianças, o livro tem uma narrativa singela que trata da importância de quebrar preconceitos e padrões de beleza impostos. A ideia é estimular a descoberta e a valorização do poder da ancestralidade. Busca, ainda, ressaltar e promover a visão crítica das pessoas.

Sobre o programa

Sob o comando de Vera Barroso, com Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura está no ar desde 1985. O programa tem uma hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A hashtag #semcensura nas redes sociais garante a interação com o público. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, ainda nos anos 1980.

Tudo isso e muito mais você pode conferir logo após a série Pablo, a partir das 18h, na TV Brasil.

PUB

Deixe um comentário