Sem Censura – 06/02/2020: efeitos do estresse na mente e no corpo são explicados por especialistas

0
10
Sem Censura
Imagem: TV Brasil/Divulgação

O Sem Censura desta quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020, efeitos do estresse na mente e no corpo são explicados por especialistas.

No programa, a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), conversa com a apresentadora Vera Barroso sobre a maneira como o estresse pode agravar ou mesmo desencadear doenças de pele.

Mecanismo de defesa natural do organismo, o estresse pode ser danoso à saúde quando se torna crônico. Inúmeros problemas de pele estão associados ao estresse, pois o excesso de cortisol (um dos hormônios ligados ao estresse) é capaz de afetar o sistema imunológico e provocar ou agravar uma série de enfermidades, como a dermatite atópica, a psoríase, a urticária e o vitiligo. Com frequência, pessoas com doenças de pele são vítimas de preconceito e afastamento social, apesar de nenhuma destas doenças ser contagiosa.

Ainda no programa de quinta, a neurologista Vanessa Müller explica como o estresse impacta a saúde mental das pessoas e as diferenças entre este e o chamado ‘burnout’ (estresse crônico originado em situações de trabalho) e a depressão.

De acordo com pesquisa da representante da International Stress Management Association (Isma) no Brasil, 72% dos brasileiros em atuação no mercado de trabalho já desenvolveram alguma sequela ocasionada pelo estresse. Desses, 32% sofreriam de burnout. E 92% das pessoas com a síndrome continuariam trabalhando.

Sobre o programa

Sob o comando de Vera Barroso, com Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura está no ar desde 1985. O programa tem uma hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A hashtag #semcensura nas redes sociais garante a interação com o público. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, ainda nos anos 1980.

Tudo isso e muito mais você pode conferir logo após a série Pablo, a partir das 18h, na TV Brasil.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.