Resumo das Novelas Bernardo Vieira

Resumo da novela Terra Nostra de 19 a 21 de agosto de 2019

Resumo da novela Terra Nostra de 19 a 21 de agosto de 2019

Confira o resumo da semana de 19 a 21 de agosto da novela Terra Nostra. 

Resumo da novela Terra Nostra de segunda-feira, dia 19/08/2019 – Capítulo 148

Florinda diz para Marco Antônio e Rosana que vai conhecer os pais de Bruno mas avisa que os pais do rapaz não vão lhe receber bem e diz também que fará qualquer coisa para continuar o romance até fugir com Bruno.

Amadeo conversa com Matheo sobre a sua atitude anarquista e aconselha o amigo a parar com essa vida que não o levara a nada, Matheo entende o amigo e diz que vai parar com essa vida anarquista por Juliana, Amadeo convida Matheo a lavorar com ele Matheo aceita. Matheo conversa com Juliana sobre o convite de seu amigo Amadeo para trabalharem juntos, Juliana diz a Matheo que está esperando um filho dele.

Matilde vai comprar pão e é surpreendida com as investidas do padeiro Rafael, Matilde por sua vez gosta do rapaz galanteador e diz a Mariana. Maria do Socorro diz a Gumercindo que vai conversar com Nana e vai pedir a guarda do menino Jose Alceu, Gumercindo não gosta nada da história Maria do Socorro argumenta que era uma promessa antiga.

Inês vai até o quarto de Paola ver o que a filha tem que não quer ir trabalhar e Paola comunica a mãe que está grávida mais uma vez de Francesco. Francesco diz para o filho que sua mulher está esperando mais um filho e Marco Antônio acha graça o pai daquela idade ter mais um filho.

Nana vai até a casa de Gumercindo falar com Maria do Socorro, Maria do Socorro diz que quer a guarda de Jose Alceu, Nana por sua vez não amolece e diz a antiga patroa que ninguém vai tirar o filho de suas mãos e por fim consegue convencer Maria do Socorro de que a melhor saída é a de Jose Alceu ficar com a mãe.

Angélica diz a irmã Rosana que sua mãe perdoou Nana por ter se deitado com seu pai há anos e que não vai querer mais a guarda do menino.

Bruno e Florinda conversam na rua sobre os acontecimentos na casa do rapaz onde a garota italiana foi tratada muito mal. Florinda muito nervosa diz a patroa Rosana que se os pais de Bruno não a aceitarem ela foge junto com o rapaz.

Bartolo e seus amigos italianos comemoram a bela safra de café do compadre Gumercindo. Francesco e Gumercindo discutem sobre o relacionamento dos filhos e acabam se desentendendo sobre quem é que está errado no difícil relacionamento familiar dos dois.

Gumercindo diz a Maria do Socorro que Francesco vai deserdar Marco Antônio, a mulher por sua vez diz ao marido que ele está no seu direito porque ele também havia deserdado a filha.

Florinda e Bruno pegam o trem com destino a fazenda de Gumercindo para falarem com os pais da moça o rapaz está muito nervoso com a situação. Maria do Socorro, Angélica e Rosana conversam sobre a situação da criada Florinda quando Rosana dá a notícia de que está grávida de Marco Antônio.

Maria do Socorro diz a Gumercindo que a filha dela Rosana está grávida de Marco Antônio o pai não se sensibiliza com a situação, pelo contrário, critica.

Hortência e Amadeo despedem-se de Dolores, os dois convidam a senhora a ir morar com eles ela por sua vez diz que já está acostumada a viver sozinha e não se incomoda, mas dá mostras de que está sentindo muito a partida da filha.

Gumercindo chama Nana e Jose Alceu até a sua casa para dizer-lhes que quer internar o garoto em um colégio interno, Nana desconfia, mas pede a opinião do filho que aceita de prontidão.

Resumo da novela Terra Nostra de terça-feira, dia 20/08/2019 – Capítulo 149

Juliana conversa com Dolores e diz que ela a considera a avó de sua filha, porque a verdadeira não liga para sua filha, e diz que odeia Janete.

Dolores conta que Hortência foi embora e levou sua neta embora, está muito triste por isso. Juliana diz que ela deveria estar esperando por isso depois que ficou pronto o sobradinho deles, eles tinham que ir embora.

Nana está preocupada porque seu filho vai estudar para ser Doutor e um dia vai esquecer que tem uma mãe negra. Antenor diz que isso é bobagem que José Alceu vai ser sempre filho dela, que ela não se preocupe que ele vai se dar muito bem e que ela tem uma filha para se preocupar enquanto isso, Nana concorda.

Rosana comunica a Marco Antonio que está esperando um filho dele, Marco Antonio fica muito feliz e diz que seu pai sempre quis ter uma família bem grande.

Florinda vai a Fazenda de Gumercindo onde estão seus pais. Primeiro conversa com Leonora e Bartolo e pede que eles ajudem a falar com eles, sobre Bruno. Florinda conta que gosta muito de Bruno e que querem permissão para se casar. Bartolo chama o pai de Florinda e conta a história de sua filha. Os pais de Florinda ficam um pouco assustados com a notícia, mas vendo que a filha gosta do rapaz aceitam o casamento. Padre Olavo é chamado para celebrar o casamento, que é celebrado às pressas porque os pais de Bruno ainda não aceitam. Eles se casam e voltam para São Paulo para enfrentar os pais de Bruno, agora casados.

Maria do Socorro conversa com Gumercindo para que ele faça as pazes com sua filha Rosana, que não tem sentido essa briga. Gumercindo diz que não quer se rebaixar, mas Maria do Socorro o convence e diz que vai ajudar a trazer Rosana para conversar.

Rosana aceita ir à casa do pai com Marco Antonio, Francesco também vai junto para dar apoio. Gumercindo recebe muito bem sua filha e genro, e pergunta a Francesco o que eles podem fazer para sacramentar a união dos seus filhos.

Mariana vai visitar as crianças na Casa de Misericórdia, a irmã responsável lhe convida para trabalhar com as crianças. Mariana fica muito feliz e aceita o pedido da Irmã e vai trabalhar com elas.

Josué convida Luisa a trabalhar na loja de Janete, como vendedora. Luisa fica surpresa, mas é convencida por Josué e aceita o convite. Janete chega e diz que é verdade que quer ela trabalhando com eles. Josué diz a Janete se não seria melhor ela ficar em casa porque está grávida, Janete diz que está grávida e não doente. Josué diz que não quer que sua mulher tenha seu filho na loja.

José Alceu está se aprontando para ir para o Colégio, Tiziu está triste porque não vai também. Nisso chega Damião com um uniforme que Francesco e Marco Antonio mandaram para Tiziu. Tiziu nem quer acreditar que Francesco vai financiar seus estudos também, fica muito feliz e vai agradecer a Francesco que fica muito emocionado.

Augusto está na Câmara de deputados e faz um discurso dizendo que não vai aceitar o cargo de Governador porque não se sente em condições de fazer o papel direito. Angélica está assistindo seu discurso e fala que seu marido tem razão, e pede a palavra. Augusto pede permissão aos deputados para ela falar. Angélica diz que não concorda com alguns políticos provocando uma confusão no plenário.

Resumo da novela Terra Nostra de quarta-feira, dia 21/08/2019 – Capítulo 150 [ÚLTIMO CAPÍTULO]

Florinda consegue a permissão de seus pais para se casar com Bruno. Mariana é convidada para trabalhar na Casa de Misericórdia, para cuidar das crianças. Ela fica muito contente e aceita.

Anacleto conversa com Inês e diz que está precisando trabalhar, já não aguenta mais ficar sem fazer nada, as custas do genro. Inês promete que vai conversar com Francesco, para saber se tem alguma coisa para ele fazer.

Francesco paga para Tiziu entrar no mesmo Colégio de José Alceu. Pede a Paola que entregue dinheiro a Nana, para o enxoval dos meninos. Para que não cheguem no Colégio sem roupa. Nana fica muito feliz.

Antenor comunica a Nana que conseguiu um emprego para cuidar de uma Fazenda. Nana diz que não vai porque seria muita ingratidão agora. Antenor diz que não vai passar a vida inteira como cocheiro, que vai embora, e se ela for mesmo mulher dele vai junto. Nana então segue o marido.

Chega o dia de levar José Alceu para o Colégio. Gumercindo está muito orgulhoso de levar o garoto, e diz para que ele nunca esqueça de que é filho dele. José Alceu diz que um dia ainda ele vai ter orgulho dele, Gumercindo diz que já tem.

Bartolo chega de viagem e conta a Leonora que trocou sua chácara em Jundiaí por terras no sul do país. Que lá poderá plantar sua uva, e fazer o vinho bem parecido com o da Itália. Que no sul já existem muitos italianos. Leonora aceita ir com o marido para refazerem suas vidas.

Hortência e Amadeo insistem, mas Dolores não sai da pensão, ela diz que prefere morar sozinha. Eles então resolvem aceitar sua decisão. Hortência não se conforma, mas diz para Amadeo que é por causa da raça espanhola de sua mãe.

Juliana e Matheo vão para casa de Francesco pedir ajuda, porque Matheo está sendo procurado pela polícia. Por ser anarquista. Francesco resolve ajudar por causa de Juliana e principalmente por causa de sua neta. Divide entre Matheo e Juliana, Marco Antonio e Rosana uma Fazenda. Que Matheo cuidará e fará produtiva, que é o que ele sabe fazer. Anacleto se oferece para ajudar, e vai junto com Matheo.

Bartolo finalmente consegue cumprir a promessa de fabricar um vinho em suas terras. Quando está pronto convida Gumercindo e sua família para experimentar o vinho. Gumercindo prova o vinho e acha excelente. Tiram fotos desse momento para que fique gravado por muito tempo.

Juliana vai visitar Francesquinho na Casa de Misericórdia, Mariana traz o garoto para que ela veja, mas ele não a reconhece. Mesmo assim Juliana fica muito contente de encontrar-se com ele.

Na casa de Francesco Magliano também tiram foto ele e sua família, com Juliana seus filhos. Marco Antonio, Rosana. Janete. Chega Matheo da Fazenda para completar a fotografia. 

A novela vai ao ar de segunda a sábado, para Grande São Paulo e todo o Brasil, pelo Viva.  

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.