Resumo das Novelas Bernardo Vieira

Resumo da novela Terra Nostra de 10 a 15 de junho de 2019

Resumo da novela Terra Nostra de 10 a 15 de junho de 2019

Confira o resumo da semana de 10 a 15 de junho da novela Terra Nostra. 

Resumo da novela Terra Nostra de segunda-feira, dia 10/06/2019 – Capítulo 86

Genório presta depoimentos sobre o assassinado de sua mulher e de Hernandez. Genório conta a Eriberto que foi Antonio que lhe contou sobre o relacionamento dos dois. Antonio conversa com Hortência e pede a ela que não venda os armazéns de Hernandez. Matheu pergunta a Amadeo se ele está com a intenção de ficar com os armazéns do falecido Hernandez para vendê-los e construir sobrados. Amadeo discute com Matheu. Gumercindo pede a Bartolo e Leonora que sejam os padrinhos de seu filho. Gumercindo empresta um dinheiro a Bartolo para que ele invista em sua produção de uva e vinho. Matheu vai até a mansão de Gumercindo para ver seu filho, aproveitando que todos estão na fazenda. Logo após ver seu filho, Rosana chega e encontrar Matheu na casa. Ela discute com Matheu e o ofende. Matheu dá um beijo em Rosana. Juliana conversa com Dolores e conta que Matheu foi visitar o filho. Dolores percebe que Juliana está aflita e tenta acalmá-la. Matheu chega da visita e conversa com Juliana. Pede a ela que não faça muitas perguntas. Juliana insiste muito e Matheu acaba contando que beijou Rosana. Juliana briga com Matheu. Matheu diz que ela não entende, mas que ele não fez isso por sentir algo por Rosana. Mariana se desculpa com Rosana por ter permitido que Matheu fosse ver o filho. Rosana diz que não tem problema algum. Marco Antonio conta a mãe que Maria do Socorro teve seu filho no meio do mato. Janete fica inconformada. Janete diz a Marco Antonio que vai levar um presente para a filha de Paola. Francesco diz a Marco Antonio que ele poderia estar em São Paulo para o batizado da irmã. Marco Antonio diz ao pai que ele está sendo comandado por Paola. Bartolo e Leonora estão vivendo muito bem no sítio. Florinda questiona Angélica sobre o porquê de ela ter mandado Matilde para São Paulo ao invés dela. Angélica diz que não confia muito em Florinda. Gumercindo vai conversar com Francesco e pede a mão da filha dele em casamento com o seu filho. Francesco adora a idéia e concorda. Antonio é chamado para depor e vai pedir conselhos a Amadeo. Rosana vai visitar Matheu em seu escritório. Diz a ele que pode ver o filho deles sempre que quiser. Antonio conversa com Amadeo depois do depoimento e diz que o delegado está pressionando-o para contar quem foi que cometeu os assassinatos. Hortência chega e Amadeo pede para eles conversarem depois. Juliana está tratando Matheu muito friamente e Matheu pergunta a ela se ela quer se separar. Juliana diz que o casamento deles já acabou faz tempo, só ele que ainda não percebeu. Janete vai levar um presente para a filha de Paola. 

Resumo da novela Terra Nostra de terça-feira, dia 11/06/2019 – Capítulo 87

Matheo vai à mansão de Gumercindo, aproveitando que eles estão viajando, para tentar ver seu filho. Mariana permite que Matheo o veja, com a condição que não o leve embora. Quando já está de saída, Matheo se encontra com Rosana, discutem e se beijam. Antonio vai falar com Amadeo, diz que vai acabar confessando sobre o assassinato de Hernandez. Amadeo pede a ele que não faça isso. Janete vai até a casa de Paola para levar um presente para a filha dela. Quando diz que é a esposa de Francesco, Inês a coloca para fora. Rosana vai almoçar com a mãe e conta sobre o presente que Janete resolveu levar para Paola. Diz também que resolveu permitir que Matheo visitasse o filho. Maria do Socorro acha estranho, mas acaba consentindo. Paola chega em casa e Inês conta a ela sobre a visita de Janete. Paola diz à mãe que ela agiu bem colocando Janete para fora da casa. Elas contam a Francesco, que fica furioso. Na volta para sua casa, Josué pergunta a Janete para onde ele deve levá-la e ela responde dizendo para onde ele quiser. Josué diz a ela que se pudesse a levava para o quarto dele. Janete se faz de desentendida. Janete conta a Marco Antonio que foi visitar o filho de Paola. Marco Antonio diz que ela é grosseira. Janete conversa com Rosana e diz que resolveu voltar a viver, pois ainda não está morta. Maria do Socorro conta a Gumercindo sobre a decisão de Rosana. A princípio ele não gosta muito, mas acaba aceitando ao ver que a mulher já concordou. Rosana conta a Marco Antonio sobre a decisão dela e ele a apóia. Amadeo e Matheo conversam sobre o relacionamento de Matheo com Juliana. Juliana conversa com Hortência sobre o acontecido com Matheo e Rosana, e ela a aconselha a esquecer o assunto. Juliana diz a Hortência que o relacionamento deles acabou de vez. Juliana evita de falar com Matheo e pede a ele que arrume outro quarto para ficar. Marco Antonio diz à Janete que vai começar a ajudar Juliana a cuidar do filho deles. Ele vai visitá-la para entregar-lhe dinheiro para sua filha. Juliana conta a Marco Antonio o ocorrido entre Matheo e Rosana. Marco Antonio agradece a ela e diz que a ama muito.

Resumo da novela Terra Nostra de quarta-feira, dia 12/06/2019 – Capítulo 88

Janete vai até a casa de Paola para entregar um presente para a filha dela. Inês é quem a atende. Depois de falar seu nome, Inês a manda embora da casa. Janete fica inconformada. Maria do Socorro conta a Gumercindo que Rosana decidiu permitir que Matheo veja o filho dele. Hortência e Juliana conversam. Hortência tenta convencer Juliana de que Matheo gosta dela. Juliana diz que quando Marco Antônio vier visitar a filha, ela irá beijá-lo também. Juliana manda Matheo ir dormir em outro quarto. Amadeo diz a Matheo que Juliana deve estar traindo-o com Marco Antônio, porque senão, não haveria outra explicação para ela agir de tal forma. Marco Antônio vai visitar Juliana. Juliana pergunta se ele quer ver a filha, e Marco Antônio diz que não quer criar problemas com Matheo. Juliana diz que não tem mais marido. Mariana conversa com Matilde e elogia sua comida. Diz também que ela tem que aprender a tratar os patrões. Marco Antônio conversa com o pai e diz que vai devolver Rosana para Gumercindo e conta ao pai que Rosana está andando atrás de Matheo. Juliana conversa com Dolores sobre o dinheiro que Marco Antônio lhe deu; diz a Dolores que se arrepende de ter largado Marco Antônio para ficar com Matheo. Maria do Socorro conversa com Rosana e diz que contou a Gumercindo que ela resolveu deixar Matheo visitar o filho. Diz que Gumercindo foi compreensivo e permitirá também que Matheo veja o filho, desde que ele não esteja em casa. Rosana confessa à mãe que ainda ama Matheo. Paola diz a Francesco que está pensando em levar a filha com ela para a fábrica. Augusto conversa com Marco Antônio e diz que preferiria que Angélica morasse em São Paulo com os pais. Marco Antônio pede a ele que conte como Rosana e Matheo se casaram, como Rosana enganou o pai para forçar Matheo a se casar com ela. Marco Antônio conta a Augusto que vai deixar Rosana. Marco Antônio diz a Rosana que vai falar com Gumercindo e que depois fala com ela. Gumercindo e Augusto conversam sobre política.
Matheo tenta voltar a dormir no mesmo quarto com Juliana, mas ela o manda embora de novo. Marco Antônio conta a Gumercindo que vai levar Rosana de volta para a casa dele. Gumercindo questiona o porquê e Marco Antônio diz que Rosana é quem irá dar as explicações. Marco Antônio volta para casa e conversa com Rosana. Explica o porquê vai deixá-la e que vai levá-la de volta para a casa dos pais. Chegando na casa de Gumercindo, Rosana vai para o quarto. Maria do Socorro e Gumercindo vão atrás, e querem saber o porquê Marco Antônio a largou. Gumercindo ameaça colocá-la para fora, dependendo do motivo.

Resumo da novela Terra Nostra de quinta-feira, dia 13/06/2019 – Capítulo 89

Rosana volta para a casa dos pais e Gumercindo exige uma explicação para o fato de Marco Antônio tê-la devolvido. Rosana afirma que não há motivo nenhum para o ocorrido. Irritado, Gumercindo expulsa-a de casa e Maria do Socorro desespera-se. Marco Antônio conta à mãe que se separou de Rosana porque foi traído e, apesar disso, Janete não fica muito contente com a decisão do filho, pois gostava muito de Rosana. Mateo discute com Juliana por causa do dinheiro que Marco Antônio deu para a filha. Decepcionada, Juliana afirma que não quer mais viver ao lado de Mateo. Ele fica muito triste. Gumercindo lamenta-se com Maria do Socorro e diz que se sente culpado pelo o que aconteceu com Rosana. No dia seguinte, permite que a filha permaneça em sua casa, mas pede à esposa que descubra o que realmente aconteceu. Durante uma conversa com a mãe, Rosana revela que ainda gosta de Mateo, que eles se beijaram e que Marco Antônio descobriu tudo. Anacleto discute com Francesco, que afirma que não pretende mais sustentá-lo. Inês e Anacleto não concordam com a decisão de Paola de levar a filha com ela para a fábrica. Já Francesco respeita a esposa. Gumercindo dá ordens expressas a Mariana e Juvenal para que Mateo seja impedido de entrar em sua casa e para que Rosana não saia de lá. Marco Antônio procura o pai e conta que se separou de Rosana. Quando Francesco pergunta sobre Juliana, Marco Antônio afirma que pretende voltar a viver com ela, caso esta seja sua vontade, uma vez que sabe que Mateo desapontou-a. Dona Dolores percebe que Juliana não está bem e ambas conversam. Juliana confessa-lhe que está muito difícil conviver com Mateo e que tem vontade de se separar dele. Rosana diz à Mariana que Mateo ainda a ama, mas Mariana alerta-a para que não se iluda. Francesco visita Juliana e a neta na pensão. Juliana fica muito feliz ao vê-lo e diz que pretende viver sozinha, longe de Mateo. Francesco promete que lhe conseguirá um emprego e afirma ainda cuidará dela e de seus filhos. Juliana fica agradecida.

Resumo da novela Terra Nostra de sexta-feira, dia 14/06/2019 – Capítulo 90

Gumercindo vai falar com Rosana a respeito de sua separação com Marco Antonio. Rosana diz que ainda ama Matheo. Eles discutem e Rosana ainda acrescenta que o pai tem a Angélica como filha homem e ela como vadia. Matheo chega bêbado na pensão e discute com Juliana por causa do dinheiro que Marco Antonio deu a ela para ajudar a criar o filho deles. Juliana diz que não vai devolver o dinheiro e Matheo a joga na cama. Marco Antonio, esperançoso, conta ao pai que Juliana está descobrindo que Matheo não é o que ela pensava e que espera que ela reconheça que ele é o homem da vida dela. Francesco conversa com Juliana e promete arrumar um emprego para ela. Janete vai falar com Maria do Socorro sobre a separação dos filhos e Maria do Socorro a trata com rispidez e diz para separar as coisas de Rosana que ela irá mandar alguém para buscar. Amadeo discute com Matheo no escritório. Matheo está tão atordoado com a história de sua separação de Juliana que não consegue mais pensar em nada. Juliana e Dolores conversam. Juliana conta a ela que Francesco irá lhe arrumar um emprego, mas que ela fique tranqüila pois não vai levar Juanito embora da pensão. Francesco conversa com Paola e ela aceita contratar Juliana para trabalhar com ela. Gumercindo vai até a Casa Bancária falar com Francesco. Encontra Marco Antonio que vem pedir-lhe desculpas pela separação. Gumercindo diz que não o recrimina pela atitude tomada. Bartolo conversa com Leonora sobre a plantação de uva. Leonora está preocupada pois já existe uma família que planta uva e faz vinho na região. Bartolo diz a ela para não se preocupar. Florinda conversa com Angélica e diz que notou o choro de Maria Alina a noite toda. Angélica diz não saber o porquê, mas diz que está se sentindo muito sozinha na fazenda. Augusto conversa com Gumercindo e conta que seu amigo Marco Antonio era um mulherengo nos tempos de faculdade, que já esperava que isso fosse acontecer, pois não sabe realmente a história. Diz também que só apresentou Marco a Rosana pois Angélica havia lhe comentado que o pai não queria uma filha largada do marido em casa. Matheo tenta conversar com Juliana, mas ela se recusa. Diz que já o perdoou, mas que o relacionamento deles perdeu o encanto. Matheo fica muito triste. Antonio vai novamente prestar depoimento e Eriberto pede que Amadeo compareça para depor. Antonio avisa Amadeo, que fica muito nervoso. Janete sai no meio da noite com o intuito de ir ao quarto de Josué. Se intimida no meio do caminho e encontra com Marco Antonio na cozinha. No dia seguinte, Josué leva Marco Antonio a Casa Bancária, assim que retorna à casa, avisa dona Janete que estará à espera dela. Maria do Socorro conta que teve um pesadelo com Angélica. Rosana diz para ela não se preocupar. Augusto chega à mesa e todos o tratam rispidamente. Ele comunica que está indo para a fazenda e Gumercindo diz que já estava mais do que na hora.

Resumo da novela Terra Nostra de sábado dia 15/06/2019 – Capítulo 91

Janete vai conversar com Maria do Socorro sobre a separação de Marco Antônio e Rosana. Diz a ela que gostaria que eles se reconciliassem. Maria do Socorro diz que não. Antônio diz a Amadeo que o delegado pediu para ele depor. Amadeo está com medo. Matheo conversa com Amadeo e diz que se Juliana voltar a viver com Marco Antônio, ele jura matá-lo e se entregar para a polícia depois. Janete vai as compras com Josué. No caminho ele pergunta para onde vão e ela o manda levá-la para onde ele quiser. Ao chegarem das compras, Janete pede a Josué que leve as compras até seu quarto, na esperança de que aconteça alguma coisa, mas nada acontece. Luiza encontra Josué saindo do quarto de Janete e fica intrigada. Francesco conversa com Juliana e diz que Paola aceitou contratá-la na fábrica de macarrão e que já colocou um berço para a filha dela ficar lá junto com a filha de Paola. Amadeo vai prestar depoimento e Matheo o acompanha. Eriberto manda Matheo esperar do lado de fora. Eriberto pressiona Amadeo para ver se descobre algo sobre o assassinato. Pede a Amadeo que avise Hortência que ela terá que depor. Juliana começa a trabalhar com Paola e adora. Paola leva Juliana para conhecer sua casa e seus pais. Anacleto, como sempre, fica indignado ao saber que a filha de Juliana é neta de Francesco. Matheo conversa com Dolores que conta a ele que Juliana começou a trabalhar na fábrica de macarrão de Paola. Matheo não gosta da ideia. Amadeo conversa com Hortência sobre o depoimento que ela tara que prestar. Pede a ela que mantenha a calma para não prejudicar sua gravidez. Francesco conta a Marco Antônio que Juliana está trabalhando com Paola. Damião conversa com Nana e Antenor sobre como está sendo morar em Santos. Tiziu comenta que seu pai ganhava mais dinheiro quando moravam em São Paulo. Antenor pergunta se ele gostaria de voltar para lá e ele responde que não apesar de não ser essa a sua vontade. Nana e Antenor estão vivendo bem. Antenor diz a Nana que gostaria que seu filho fosse negro. Padre Olavo vai visitar Gumercindo. Na hora do jantar, ele aparece sem a batina e todos estranham. Matheo discute com Juliana por causa do emprego dele. Os dois começam a relembrar os momentos que passaram no navio. 

A novela vai ao ar de segunda a sábado, para Grande São Paulo e todo o Brasil, pela Viva 

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.