Resumo semanal da novela Escrava Mãe, que vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 19h, na Record.

Acontece na novela Escrava Mãe de sexta-feira, dia 30/12/2016 – Capítulo 153

Filipa conversa com Bá Teixeira sobre seu casamento com Dr. Pacheco. Ela diz que nunca irá amá-lo. Guilherme se defende na Câmara diante de Loreto, Almeida e Quintilliano, quando de repente, Genésio adentra afobado, gritando e mostra a máscara que tem nas mãos. Ele diz que o Cavaleiro acabou de atacar novamente e libertou os escravos do coronel Quintiliano. Loreto pega a máscara e a reconhece e retira as algemas de Guilherme. Beatrice, Teresa, Sapião e Leôncio se despedem de Juliana. Almeida observa, assim como Maria Isabel. Alguns instantes e Quintiliano se aproxima. Almeida parte em direção a ele. Quintiliano diz que foi até lá a pedido de Beatrice. Ele pega a mão de Beatrice e a beija, comovido. Juliana vai arrumar o quarto de Beatrice.

Almeida pede que Juliana coloque novos lençóis, flores e diz que ela dormirá no quarto enquanto Beatrice não voltar da capital. Maria Isabel vem de fora e avisa a Juliana que o inferno dela está só começando. Passados alguns dias, Kamau preocupado, diz a Tia Joaquina, Catarina e Tito Pardo que Juliana precisa fugir com ele, pois ela não vai conseguir lidar com os avanços de Almeida por muito mais tempo. Esméria está brava com Zé Leão que não consegue finalizar o antídoto para salvar Catarina. Maria Isabel tem aulas de música com Kamau quando Juliana surge na sala e o surpreende. Maria Isabel sai e Kamau e Juliana conversam. Juliana diz que Almeida está cada vez mais obcecado e que já dá sinais de que a violência irá voltar. Kamau diz à Juliana que chegou a hora.

Ele pede que ela o encontre no Mirante das Lágrimas. Maria Isabel estava escondida, ouvindo tudo, satisfeita. Chega o dia do noivado de Filipa. Ela está com um lindo vestido. Bá Teixeira termina de abotoá-lo e diz que ela está linda e que ficará mais linda ainda quando estiver vestida de noiva. Filipa diz à Bá Teixeira que ela não a verá vestida de noiva para se casar com Dr. Pacheco. Filipa diz que precisa dar um jeito de fugir. Osório está aguardando, de olho na casa-grande enquanto limpa a sua arma. Kamau sai da casa-grande e olha em volta, sem ver Osório. Juliana está no Mirante das Lágrimas bastante emocionada. É quando Miguel chega por trás de Juliana e diz que ela não precisa mais chorar.

Acontece na novela Escrava Mãe de segunda-feira, dia 02/01/2017 – Capítulo 154

Miguel diz a Kamau que se até o final da tarde não voltar, é sinal que deu tudo errado. Almeida conduz uma charrete por uma estrada. Alguns instantes e Miguel surge na frente dele, a cavalo. Miguel já aponta uma arma para Almeida. Maria Isabel está ansiosa a espera de Miguel e anda de um lado ao outro pela sala. Batidas na porta, é Loreto. Maria Isabel fica decepcionada pensando que fosse Miguel.

Loreto diz que precisava falar com Almeida, mas Maria Isabel diz que ele foi até a corte. Em seguida, vem Esméria dizendo que tem assuntos pendentes a tratar. Maria Isabel e Loreto se surpreendem com sua chegada súbita. Esméria diz cobrir qualquer oferta pela venda de Catarina. Juliana diz que falará com Almeida e fará o que for possível. Esméria ameaça e diz que Maria Isabel terá que fazer o impossível. Maria Isabel pede para Esméria ir embora. Quando Esméria vai sair, chega Miguel com uma arma apontada para Almeida e Loreto já se alarma.

Acontece na novela Escrava Mãe de terça-feira, dia 03/01/2017 – Capítulo 155

Almeida e Miguel estão exaltados, diante de Loreto. Almeida grita e diz que não dará alforria e que os escravos pertencem a ele. Loreto repreende Miguel e diz que ele não pode tratar Almeida daquele jeito e pede para que o acompanhe. Miguel se recusa a acompanhá-lo e Almeida pede que Loreto expulse Miguel de uma vez por todas.

Miguel retira documentos de dentro da bolsa e entrega a Loreto. Loreto prende Miguel e Almeida que ficam furiosos. Loreto diz que vai analisar os documentos e que no outro dia tomará uma atitude a respeito. Amanhece e Juliana está nervosa diante de Kamau que não tem notícias de Miguel. Kamau pede à Juliana que fique no quilombo enquanto ele vai até a Vila atrás de notícias.

Acontece na novela Escrava Mãe de quarta-feira, dia 04/01/2017 – Capítulo 156

Guilherme, Tomás, Charles, Irani, Belezinha e Zé Leão estão com mais alguns populares diante de um falatório generalizado. Guilherme diz que a prisão de Nestor foi arbitrária e que ele já deveria estar solto. Zé Leão diz que ele merece um julgamento digno e que não sairão de lá sem ele. Loreto entra e pede respeito e ordem. Guilherme diz que enquanto a Câmara for comandada por um homem sem integridade, se referindo a Almeida, mas é interrompido por Loreto que diz que Almeida não será mais o presidente da Câmara.

Irani pergunta sobre Nestor, e ele aparece livre e todos se surpreendem. Belezinha se joga nos braços de Nestor e todos a seguem nos cumprimentos e abraços. Loreto entra e já abre a cela de Almeida que olha para Miguel, vitorioso. Dois soldados já surgem e algemam Almeida. Loreto diz a Almeida que ele será levado imediatamente para a corte onde será julgado por representantes da Coroa.

Acontece na novela Escrava Mãe de quinta-feira, dia 05/01/2017 – Capítulo 157

Catarina não aceita a comida que Osório tenta forçá-la a comer. Ela é acorrentada e fica desesperada. Osório tenta pegá-la a força. Kamau chega e manda que largue Catarina e diz que voltou para acabar com ele. Loreto encara Miguel ainda preso e diz que nada munda em relação a situação de Juliana, que ela é escrava e pertence ao comendador e que Miguel deve entregá-la ou também será condenado à morte. Maria Isabel entra, agitada, perguntando o que está acontecendo. Loreto explica os crimes que Almeida cometeu e Maria Isabel fica satisfeita.

Ela diz que, com a ausência da mãe, de Teresa e Leôncio ainda criança, seria a responsável por responder tudo o que diz respeito ao Engenho do Sol, incluindo os escravos. Miguel pergunta onde Maria Isabel quer chegar. Maria Isabel diz que Juliana pertence a ela e que ele precisa voltar logo. Miguel diz que jamais ficará com ela. Maria Isabel interrompe e revela que não quer nada com Miguel, que ele não merece seu amor. Maria Isabel exige a Loreto que Miguel entregue Juliana ou seja condenado à morte.

Acontece na novela Escrava Mãe de sexta-feira, dia 06/01/2017 – Capítulo 158

Não divulgado.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.