Receitas Bernardo Vieira

Receita do Mais Você – 1º/07/2019: Ravioli de Ricota e Espinafre com Molho de Açafrão

Receita do Mais Você – 1º/07/2019: Ravioli de Ricota e Espinafre com Molho de Açafrão

O Mais Você desta segunda-feira, 1º de julho de 2019, que contou com a apresentação de Ana Maria Braga, trouxe convidados especiais, dicas e uma deliciosa receita.

A exibição para Grande São Paulo, assim como todo Brasil, acontece de segunda à sexta a partir das 09h, logo após o Bom Dia BrasilAlém disso, o telespectador pode assistir a programação da emissora ao vivo através do GloboPlay, assim como programas anteriores na plataforma digital.

A receita do dia é: Ravioli de Ricota e Espinafre com Molho de Açafrão

Ravioli de Ricota e Espinafre com Molho de Açafrão

Imagem: Cora Aires/ TV Globo

Ingredientes – Massa com Gemas

  • 250 gramas de gema de ovo caipira
  • 175 gramas de farinha de trigo
  • 175 gramas de farinha de sêmola (=semolina)

Modo de Preparo – Massa com Gemas

  1. Em uma tigela, misture bem as 2 farinhas, acrescente as gemas de ovo e misture com um garfo, até ficar homogêneo. Depois, trabalhe um pouco com as mãos até ficar mais compacta. Passe no cilindro várias vezes – até ficar lisa (sempre na abertura máxima).

Ingredientes – Massa Clássica

  • 400 gramas de farinha de trigo
  • 4 ovos

Modo de Preparo – Massa Clássica

  1. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, os ovos e misture com um garfo, até ficar homogêneo. Depois, trabalhe um pouco com as mãos até ficar mais compacta. Passe no cilindro várias vezes – até ficar lisa (sempre na abertura máxima).
  2. Divida a massa em 4 partes e passe no cilindro, cada vez mais fino até o número (2 ou 3).
  3. Enrole a massa até formar um rolinho e enrole em papel filme e deixe descansar por 20 minutos na geladeira.
  4. Corte 2 pedaços do rolinho e passe cada pedaço novamente no cilindro na maior abertura e vá passando a massa e diminuindo a abertura até chegar no número 7 do cilindro.

Ingredientes – Recheio de Espinafre

  • 150 gramas de espinafre branqueado (resfriado em água e gelo e depois bem espremido)
  • 300 gramas de ricota fresca
  • 150 gramas de queijo grana padano
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo – Recheio de Espinafre

  1. Com uma faca bem afiada, pique o espinafre. Coloque a ricota em uma tigela e amasse com um garfo. Adicione a ricota, o queijo grana padano, tempere com noz-moscada ralada, a pimenta-do-reino e sal a gosto e misture bem com um garfo. Transfira este recheio para um saco de confeiteiro. Reserve.

Ingredientes – Molho de Açafrão

  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 60 mililitros de azeite
  • 200 gramas de cebola branca picada bem fina
  • 2 gramas de açafrão (3 fios)
  • 250 mililitros de vinho branco seco
  • 450 mililitros de leite
  • Sal a gosto

Modo de Preparo – Molho de Açafrão

  1. Em uma panela aquecida em fogo baixo, coloque a manteiga, o azeite acrescente a cebola e refogue bem até ficar translúcida. Acrescente o açafrão, misture bem em seguida acrescente o vinho, deixa evaporar o álcool, junte o leite e deixa ferver até chegar no ponto cremoso, ajuste de sabor com o sal. Desligue o fogo e passe o mixer até ficar com uma cor homogênea. Reserve.

Modo de Preparo – Cozimento

  1. Em uma panela grande com água com sal fervente, coloque os raviolis e cozinhe até que subam. Retire imediatamente com uma escumadeira e coloque em um prato com queijo grana padano ralado.

Modo de Preparo – Montagem do prato

  1. Em cada prato, coloque os raviolis, salpique o queijo ralado, despeje o molho de açafrão bem quente. Decore com ceboulette picadinha, tomilho e cubinhos de queijo grana padano.

Modo de Preparo – Para rechear com ricota e espinafre

  1. Coloque a massa aberta sobre a superfície e vá fazendo montinhos com o recheio de espinafre até a metade da massa aberta. Pincele água na parte da massa que não tem recheio e dobre a massa suavemente sobre o recheio de maneira que cubra todos os montinhos de recheio. Com os dedos umedecidos, vá apertando a massa delicadamente, de maneira que o ar saia e o recheio grude na massa.

Modo de Preparo – Para rechear com a gema, ricota e espinafre

  1. Na massa aberta e com ajuda do saco de confeiteiro, coloque o recheio de espinafre formando um círculo alto, posicione a gema no centro do círculo. Tempere a gema com sal e pimenta do reino, salpique o queijo grana padano. Pincele água na parte da massa que não tem recheio e dobre a massa suavemente sobre o recheio de maneira que cubra todos os montinhos de recheio e gema. Com os dedos umedecidos, vá apertando a massa delicadamente, de maneira que o ar saia e o recheio grude na massa. Corte os raviolones com um aro e aperte bem as bordas de cada raviolone. Reserve-os sobre uma superfície enfarinhada com sêmola até a hora de cozinhar.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.