Terrine de Carne do Chef Ravioli
Imagem: Valéria Silva/TV Globo

O É de Casa deste sábado, 07 de março de 2020, que conta com apresentação rotativa Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta e Zeca Camargo, trouxe atrações musicais, convidados, dicas e uma receita especial.

A exibição para Grande São Paulo, assim como todo Brasil, acontece todos os sábados a partir das 09h, logo após o Como Será?Além disso, o telespectador pode assistir a programação da emissora ao vivo através do GloboPlay, assim como programas anteriores na plataforma digital.

A receita da semana foi de: Esfiha Folhada de Carne

Terrine de Carne do Chef Ravioli
Imagem: Valéria Silva/TV Globo

Ingredientes – Massa

  • 1 colher de chá ou um quarto de tablete de fermento biológico
  • 125 mililitros ou meia xícara de chá de água morna
  • 125 mililitros ou meia xícara de chá de leite morno
  • 1 ovo
  • 500 gramas ou 3 xícaras de chá mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá ou 5 gramas de sal
  • 500 gramas ou 2 tabletes e meio de manteiga sem sal levemente amolecida

Modo de Preparo – Massa

  1. Em uma tigela coloque o fermento, a água morna e misture até dissolver. Adicione o leite, o ovo e mexa. Reserve.
  2. Em uma outra tigela, coloque a farinha de trigo, o sal, a mistura de fermento, água, leite, ovos e misture bem até formar uma massa homogênea. Transfira a massa para uma bancada, sove até ficar bem macia e de vez em quando bata com a massa contra a bancada, por cerca de 7 minutos.
  3. Se a massa estiver muito seca, vá adicionando meia colher de sopa de água até ficar na textura correta e sove novamente. Modele a massa em formato de cilindro, coloque em uma assadeira, cubra com plástico e deixe descansar por 40 minutos.
  4. Após este tempo, com as mãos vá afinando este cilindro, apertando ligeiramente e esticando até ficar com 80 cm de comprimento. Corte a massa em fatias com mais ou menos 3 centímetros de espessura. Abra cada fatia com um rolo até ficar com 2 milímetros de espessura e no formato oval de 14 centímetros por 7 centímetros e meio.
  5. Com a ponta dos dedos passe uma camada generosa de manteiga levemente amolecida em cada disco. Depois dobre cada disco ao meio, no sentido do comprimento. Passe novamente uma camada de manteiga na superfície.
  6. Em uma assadeira coloque estas meias luas, uma sobre a outra unidas só no meio em forma de cruz com várias pontas. Depois de 1 hora e meia, pegue cada meia lua e com as mãos estique para ficar comprida. Passe mais uma camada de manteiga para que a massa fique toda coberta, depois enrole e forme um rolinho.
  7. Coloque todos os rolinhos na assadeira e cubra com o plástico filme. Coloque na geladeira e deixe gelar até o dia seguinte. Deixe por no mínimo 8 horas.
  8. No dia seguinte, pegue os rolinhos, deixe perder um pouco do gelo e achate com a palma da mão. Com o rolo abra a massa na forma oval, coloque 1 colher e meia de sopa de recheio e junte as bordas. Pressione as bordas com a ponta dos dedos para não abrir.
  9. Coloque as esfias uma ao lado da outra em uma assadeira de 30 centímetros de diâmetro por 3 centímetros de altura e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por 40 minutos ou até ficarem douradas.

Ingredientes – Recheio de Carne Moída

  • 700 gramas de coxão mole limpo e moído 1 vez
  • 220 gramas ou 1 xícara e meia de chá de cebolas cortadas em cubos pequenos
  • 140 gramas ou 1 xícara de chá de tomates sem sementes cortados em cubos pequenos
  • Suco de 1 limão
  • Sal a gosto
  • Meia colher de sopa de pimenta síria
  • 2 colheres de sopa ou 30 gramas de manteiga

Modo de Preparo – Recheio de Carne Moída

  1. Em uma tigela, coloque o coxão mole moído, a cebola, o tomate, o suco de limão, o sal, a pimenta síria e misture bem. Incorpore a manteiga, transfira para uma peneira apoiada em uma tigela e deixe por 15 minutos. Reserve.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.