#Provocações
Imagem: TV Cultura/Divulgação

No #Provocações desta terça-feira, 19 de novembro de 2019, Marcelo Tas provoca Ale Santos.

Nos últimos tempos, o escritor tem se afastado da ficção para mergulhar na história real da população negra e de sua cultura. Na edição, Ale Santos conta para Marcelo Tas sobre os reflexos da escravidão no Brasil. “Quem fala sobre isso é Isildinha Baptista, uma negra brasileira que é precursora da psicologia social também na América Latina. Ela fala que a escravidão, as narrativas do racismo chegam a ser mais opressoras do que a própria escravidão. Porque ela deixa marcas na psique, faz com que a pessoa tenha auto-ódio, odeie quem ela é, ou não goste de algumas características físicas dela, ou mesmo passe a reproduzir racismo contra as pessoas negras”, explica Santos.

O escritor fala também sobre a importância das crianças negras terem um herói negro. “Quando você se enxerga no herói, você aprende as dores que ele está passando também. Aprende as ferramentas inconscientes para que você possa passar por esses conflitos na nossa sociedade”. Ele conta ainda que existem pessoas que negam a escravidão o Brasil: “Negar a escravidão impede que a gente lute contra uma dor. Você não pode ter uma ferida no braço e simplesmente negar que isso aconteceu”, reforça.

A atração é apresentada por Marcelo Tas.

A exibição está prevista para Grande São Paulo, assim como para todo o Brasil, a partir das 22h15 pela TV Cultura. Além disso, o programa também pode ser assistido no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.