Um programa de reabilitação é projetado especificamente para cada pessoa, dependendo da lesão, distúrbio ou doença.

Uma abordagem de equipe multidisciplinar para atendimento e serviço é à base do tratamento de reabilitação.

Multidisciplinar é quando muitas disciplinas diferentes trabalham juntas em direção a um objetivo comum. Um fisiatra geralmente dirige a equipe.

Outros especialistas também desempenham papéis importantes no processo de tratamento e educação. Tais como:

…Entre outros

 Os membros da equipe envolvidos dependem de muitos fatores. Isso inclui a necessidade do paciente, recursos da instalação e cobertura de seguro para os serviços.

A equipe multidisciplinar de reabilitação pode incluir os seguintes membros:

  • Um profissional de saúde que avalia e trata pacientes de reabilitação. O fisiatra é geralmente o líder da equipe. Ele ou ela é responsável por coordenar os serviços de assistência ao paciente com outros membros da equipe. Um fisiatra se concentra em restaurar a função das pessoas com deficiência.
  • Enfermeira de reabilitação. Uma enfermeira especializada em cuidados de reabilitação e ajuda o paciente a alcançar a máxima independência. O foco está no atendimento médico, prevenção de complicações e educação do paciente e da família.
  • Assistente social clínica. Um conselheiro profissional que atua como uma ligação para a equipe de tratamento do paciente, família e reabilitação. A assistente social ajuda a fornecer suporte e coordenar o planejamento e as referências da alta. Ele ou ela também pode ajudar a coordenar os cuidados com as companhias de seguros.
  • Um terapeuta que ajuda a restaurar a função de pacientes com problemas relacionados ao movimento, força muscular, exercício e função articular.
  • Terapeuta ocupacional. Um terapeuta que ajuda a restaurar a função de pacientes com problemas relacionados a atividades da vida diária (AVDs), incluindo trabalho, escola, família e atividades comunitárias e de lazer.
  • Fonoaudiólogo. Um terapeuta que ajuda a restaurar a função de pacientes com problemas relacionados a problemas cognitivos, de comunicação ou de deglutição.
  • Psiquiatra, psicólogo ou neuropsicólogo. Um profissional de saúde ou conselheiro que realiza avaliações cognitivas (pensamento e aprendizado) do paciente. Ele ou ela também ajuda o paciente e a família a se ajustarem à deficiência.
  • Terapeuta de recreação. Um terapeuta que coordena programas de recreação terapêutica para ajudar a promover habilidades sociais e atividades de lazer.
  • Fonoaudiólogo. Um profissional de saúde especializado na avaliação e tratamento de perda auditiva e auditiva.
  • Terapeuta profissional. Um conselheiro que ajuda as pessoas com deficiência a planejar carreiras e encontrar e manter empregos satisfatórios.
  • Um profissional de saúde que faz aparelhos e talas usados para fortalecer ou estabilizar uma parte do corpo.
  • Terapeuta respiratório. Um terapeuta que ajuda a tratar e restaurar a função de pacientes com problemas nas vias aéreas e na respiração.
  • Capelão. Um conselheiro espiritual que ajuda paciente e famílias durante períodos de crise. Ele ou ela ajuda a servir como elo entre o hospital e a igreja ou local de culto.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.