No Fantástico deste domingo 24 a falta que um abraço faz

Nos últimos dois meses, muitos avós e netos só conseguiram brincar separados por vidros e telas. Encontros com amigos e reuniões de trabalho só acontecem virtualmente, cada um na sua casa. Mães e filhos que não moram juntos se perguntam quando vão se ver pessoalmente. O isolamento social recomendado por causa do avanço do coronavírus mudou completamente a rotina e as formas de interação. A tecnologia encurta as distâncias, mas nem sempre consegue suprir a necessidade física do abraço.

No ‘Fantástico’ deste domingo, dia 24, o repórter Marcos Uchoa mostra a explicação da ciência para a chamada “fome de pele”, a necessidade de abraçar ou tocar o outros de maneira afetuosa. E o que as pessoas, especialmente as que moram sozinhas, sentem e fazem para suprir essa necessidade essencial.

A série “Quem Vive Ali?” desembarca em Velho Airão, uma cidade-fantasma no meio da Floresta Amazônica, às margens do Rio Negro e distante 180 quilômetros de Manaus. Os moradores abandonaram a cidade na década de 50, com o declínio econômico da extração de látex. A cidade sumiu do mapa e hoje só sobraram ruínas. Shigeru Nakayama é um dos poucos que ficaram. O japonês que fala português fluentemente não vai embora porque deseja manter viva a história local. “Esse episódio revela uma parte importante da história do Brasil durante o ciclo da borracha, e mostra como os brasileiros têm tratado a sua própria história. Impressiona o fato de as ruínas serem cuidadas por estrangeiros e não por brasileiros. Encontramos um grupo de belgas visitando”, conta o repórter Murilo Salviano.

O programa segue prestando homenagem às milhares de vítimas brasileiras da Covid-19. Os atores Lima Duarte, Dira Paes, Christiane Torloni, Ícaro Silva e Camila Pitanga são os convidados desta semana, que contam curiosidades e enumeram características de algumas destas pessoas, com base nos textos do site Inumeráveis.

O ‘Fantástico’ vai ao ar na noite de domingo, dia 24, logo após o ‘Domingão do Faustão’.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.