
Batman com Michael Keaton, dirigido por Tim Burton, deu vida a uma versão sombria e perturbada do Cavaleiro das Trevas, sendo visto apenas nos quadrinhos até agora. Mas quando Keaton foi oferecido para retornar para Batman Eternamente, o ator decidiu pendurar sua capa.
Agora, Keaton comentou em várias entrevistas por que ele parou de interpretar Batman, e recentemente ao The Hollywood Reporter, depois de ter feito os dois filmes de Tim Burton em 1989 e 1992. Esses filmes foram um trabalho que ele gostou, especialmente em fazer Batman: O Retorno. Ele confessou que não gostou do outro lado da moeda, a responsabilidade com os fãs.
“Chega uma hora que você parece um idiota se você não vai a convenções. Este é um mundo legítimo, o de fãs e convenções, ninguém é melhor que este mundo, nem é pior. Mas eu era ingênuo.”
No entanto, para ele, Batman Eternamente não parecia um bom filme, por isso decidiu não fazer.
“Lembro-me de uma das coisas que pensei: ‘não, não posso fazer isso’. O diretor Joel Schumacher me perguntou: ‘Eu não entendo por que tudo tem que ser tão sombrio e triste’, e eu disse ‘espere um minuto… você sabe como esse cara se tornou o Batman? Você leu isso? Acho que a resposta é bem simples.'”
Para Keaton, ele discordou do diretor sobre o que tornava o personagem interessante, e tomou isso como um sinal de que não ia funcionar. A complexidade do personagem, sua motivação e a área cinzenta em que ele se vê operando (ele é um “herói”, sim, mas extremamente violento e vingativo), é o que o torna tão interessante.
“Para mim, sempre foi sobre Bruce Wayne, nunca foi sobre Batman. Esse era o segredo, embora ele nunca tivesse falado sobre isso. Todo mundo diz ‘Batman, Batman, Batman faz isso’, mas eu sempre penso ‘eles estão vendo errado’. Isso é sobre Bruce Wayne. Que tipo de pessoa faz essas coisas? Quem se transforma em algo assim?”
“Recebi uma ligação da Warner Bros, eles queriam falar comigo sobre algo e havia rumores de que seria sobre o Batman. Achei que tinha que ser bom. Não há razão para fazê-lo se não for bom. Eu não mudaria nada. Então eu entrei no projeto e me diverti muito. O diretor de The Flash, Andy Muschietti, é fantástico e muito criativo. Eu não sei, tem sido uma experiência muito divertida.”
Keaton não apenas retornará como Batman no filme The Flash, mas também no filme Batgirl.