Programação da TV Bernardo Vieira

Hoje em Dia – 12/09/2019: repórter Patrícia Piassa ensina como fazer o empadão goiano

Hoje em Dia – 12/09/2019: repórter Patrícia Piassa ensina como fazer o empadão goiano

No Hoje em Dia desta quinta-feira, 12 de setembro de 2019, quadro ‘Do Meu Brasil’ traz repórter Patrícia Piassa ensinando como fazer o empadão goiano.

O quadro Do Meu Brasil, levará o público de todo o Brasil para conhecer a cultura e a culinária de uma charmosa cidade histórica do estado de Goiás, a 150 quilômetros da capital, Goiânia.

Na atração, que mostra curiosidades sobre diferentes localidades brasileiras, a repórter Patrícia Piassa visita a cidade de Goiás, primeira capital do estado, posto que ocupou por mais de 200 anos até a inauguração de Goiânia, em 1933. Desde 2001 é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, conservando grande parte da arquitetura barroca-colonial original.

Cercada de uma atmosfera bucólica, Goiás, que tem pouco mais de 20 mil habitantes, foi lar da escritora Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina. Doceira de mão cheia, apesar de escrever versos desde os 14 anos de idade, somente aos 75 teve o primeiro livro publicado. A antiga casa da escritora hoje dá lugar ao Museu Casa de Cora Coralina, ou Casa Velha da Ponte.

Patrícia leva o telespectador pelos cantinhos do espaço cultural e revela várias curiosidades sobre Goiás, incluindo a gastronomia local. Guloseimas, como os doces de frutas cristalizadas, são famosas na região, mas o grande destaque culinário da matéria fica por conta de um prato salgado repleto de história: o empadão goiano.

A cidade oferece o legítimo empadão goiano, tradicional iguaria que atrai de goianos a estrangeiros. Em seu recheio não pode faltar frango, carne de porco, linguicinha, queijo fresco, azeitona, guariroba – uma espécie de palmito – e molho de tomate. Para demonstrar como é feito o empadão, Patrícia conta com a ajuda de um expert do município.

A exibição está prevista para Grande São Paulo, assim como todo o Brasil, a partir das 10h logo após o Fala Brasil na RecordTV.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.