Globo Repórter
Imagem: Globo/Divulgação

O Globo Repórter desta sexta-feira, 07 de agosto de 2020, os efeitos e benefícios do sal.

Mocinho e vilão, o mineral purifica o ar que respiramos, mas também pode aumentar a pressão sanguínea quando consumido em excesso. “A ideia do programa veio da importância do sal, que dá sabor, purifica e conserva. Revelamos curiosidades e seus mais diversos usos. O resultado é uma mistura de história, amor, economia, saúde e aventura. Pitadas de sal na medida certa”, brinca a repórter Bette Lucchese.

Em Porto Alegre, o casal de médicos Sandra e Flávio Fuchs estuda os efeitos do sal no corpo humano há mais de 20 anos – é deles a maior pesquisa brasileira sobre hipertensão. Mas o sal que aumenta a pressão também pode ajudar quem sofre de problemas respiratórios.

Na terapia do sal, conhecida como haloterapia, quatro toneladas e meia do mineral criam uma espécie de caverna, onde as micropartículas suspensas no ar matam fungos e bactérias. O tratamento foi descoberto no fim do século XIX, quando um médico polonês percebeu que os mineiros tinham uma saúde respiratória melhor que a do resto da população.

O soro caseiro, combinação de água, sal e açúcar, também é lembrado. Florestópolis, no interior do Paraná, já teve alto índice de mortalidade infantil causada pela desidratação.

De cada mil nascidos, 127 não completavam o primeiro ano de vida. A situação mudou graças ao soro caseiro, que já salvou 50 milhões de crianças em todo o mundo.

Em uma viagem do Rio Grande do Norte, maior produtor de sal do Brasil, até o Salar de Uyuni, na Bolívia, maior deserto de sal do planeta, o caminho é repleto de histórias e curiosidades. Uma ilha de sal mostra como é dura a vida dos brasileiros que trabalham nas salinas.

Já um hotel feito de sal revela as belezas do altiplano boliviano, cheio de lhamas e flamingos. O programa ainda explica porque o sal é usado em cerimônias de purificação de diversas religiões. “O sal já motivou guerras, ergueu impérios e estimulou o comércio entre os povos. É o tempero da vida”, conclui Bette.

O programa vai ao ar por volta das 22h30, logo após a novela Fina Estampa, na TV Globo.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.