Dez músicas inesquecíveis de Bob Marley

Dez músicas inesquecíveis de Bob Marley

Rafael maio 25, 2021 Destaques

O reggae music conseguiu atingir o mundo graças à figura carismática de Bob Marley, um jamaicano que em uma idade muito jovem mostrou interesse pela música e pouco a pouco traçou sua rota para se tornar um personagem mítico na nossa história recente.

Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Nine Mile, Jamaica, e desde criança sofreu uma discriminação particular, pois seus amigos negros o provocavam por ser filho de um bretão branco, algo estranho naquele lugar. Ainda assim, ele sempre manteve o carinho por suas origens humildes.

Seu início foi como membro do The Wailers, até que em 1974 Peter Tosh e Bunny Wailer deixaram a banda. A partir daí, ele se tornou o líder e renomeou a banda como Bob Marley & The Wailers. Assim, começou uma era de sucesso impressionante que o estabeleceu como um dos grandes nomes da música mundial. Infelizmente, isso não durou muito, pois em 12 de maio de 1981 Marley morreu de câncer de pele.

A seguir, revisaremos algumas das criações inesquecíveis que Bob Marley deixou para curtimos:

Jammin ‘(1977)

É sem dúvida uma das canções mais icônicas do artista jamaicano. Basta ouvir os primeiros 10 segundos para sentir a energia do reggae exclusivo de Bob Marley. Pertencente ao álbum Exodus, esta canção que nos convida a dançar de forma descontraída, mantém-se em primeiro lugar nesta lista.

Could You Be Loved (1980)

Um clássico inconfundível que fez parte de seu último álbum Uprising. Tanto foi o grau de popularidade que atingiu, que o grupo norte-americano Toto fez sua própria versão no álbum Through the Looking Glass (2002).

Is This Love (1978)

“Quero te amar e tratar bem, quero te amar todos os dias e todas as noites”, é assim que começa esta canção escrita por Bob Marley em 1977 e publicada no ano seguinte no álbum Kaya. Seu videoclipe tem uma peculiaridade marcante, já que a modelo Naomi Campbell aparece quando tinha apenas 7 anos de idade.

No Woman No Cry (1975)

A história oficial diz que foi escrita por Vincent Ford em uma noite com Bob Marley, enquanto os dois recordavam nostalgicamente os anos em que viveram no bairro jamaicano de Trenchtown. Mas tudo indicava que o verdadeiro autor era Marley, mas que ele decidiu dar os créditos ao amigo de infância como um presente carinhoso.

Get Up, Stand Up (1973)

Em seu tempo como membro dos Wairles, Bob Marley escreveu e compôs essa música com Peter Tosh. Um clássico do reggae do álbum Burnin ‘ (1973), alcançou tal fama que em 1988 foi apresentado no Concerto da Anistia Internacional para os Direitos Humanos por Bruce Springsteen, Sting, Peter Gabriel, Tracy Chapman e Youssou N’Dour.

One Love (1977)

Parte do grande álbum Exodus (1977), essa música é um belo hino que clama pela unidade do mundo em tempos difíceis, algo que até hoje faz sentido para nós. “Um amor, um coração, vamos todos ficar juntos e nos sentiremos bem”, esse é o convite que Bob Marley nos faz nesta música, que tem um vídeo no qual conta com a participação especial do ex-Beatles Paul McCartney.

Redemption Song (1980)

Talvez não seja a canção mais popular, mas é a que mais chama a atenção dos diversos músicos e por isso se tornou uma das canções com mais covers da discografia de Bob Marley. Chris Cornell, Peer Jam, Annie Lennox, Attaque 77 e Rihanna são alguns dos artistas que têm interpretado esta música, geralmente em seus shows.

Buffalo Soldier (1983)

É uma das edições publicadas após a morte de Bob Marley. Fazendo parte do álbum Confrontation (1983), Bob Marley foi inspirado pelos regimentos de cavalaria negra que eram regularmente conhecidos como “Buffalo Soldiers”, homens que lutaram nas guerras anticoloniais dos índios americanos nos Estados Unidos no período pós-1866.

Three Little Birds (1977)

Quanto à inspiração para esta música há uma disputa, já que o amigo de Bob Marley, Tony Gilbert, afirma que se inspirou na natureza e nos três passarinhos que viu pela casa, enquanto o grupo I Threes, integrado por Rita Marley, Judy Mowatt e Marcia Griffiths e criado em 1974 para apoiar Bob, afirma que foram a inspiração. Three Little Birds fez parte do álbum Exodus (1977).

Iron Lion Zion (1973)

Essa música foi gravada em 1973, mas foi lançada oficialmente em 1992, onze anos após a morte de Bob Marley, no pacote especial Song of Freedom que incluía faixas inéditas e versões ao vivo. Um hino Rastafarai que se refere à terra sagrada de Sião, em uma espécie de oração religiosa criada por Bob Marley.

Outros artigos