doutor castor globoplay

A imagem do castor não está na cartela do jogo do bicho. Ficou fora da lista de 25 animais escolhidos em 1892, quando o barão João Batista Drummond pensou em um jogo de sorte para atrair mais visitantes ao Jardim Zoológico de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mas o nome do roedor tornou-se o mais conhecido de todos quando o singelo entretenimento virou atividade clandestina, até hoje sinônimo de ilegalidade e lavagem de dinheiro. Essa história é contada no primeiro documentário do Esporte da Globo original para o Globoplay, disponível a partir desta quinta-feira, dia 11. “Doutor Castor” mostra a trajetória do bicheiro Castor de Andrade, um personagem que transitava entre a obscuridade da contravenção, a popularidade do futebol e o brilho do Carnaval.

Dirigido por Marco Antonio Araujo, o documentário reúne, em quatro episódios, depoimentos de mais de 30 pessoas que conheceram Castor ou tiveram participação em sua história. Presidente do Bangu Atlético Clube e patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, usou o futebol e o Carnaval, duas paixões populares, para se inserir de forma positiva na sociedade. O roteiro assinado pelo próprio Marco Antonio e por Rodrigo Araujo ilumina momentos que muitas vezes parecem até fictícios de tão surpreendentes. Na sexta-feira, a partir das 21h, o SporTV exibe o primeiro episódio na ‘Sessão Globoplay’.

“O Esporte da Globo sempre cumpriu com excelência a missão de informar e contar boas histórias. Com ‘Doutor Castor’, mostramos esse trabalho em um novo formato, no qual pretendemos investir cada vez mais: o documentário. É um material rico em pesquisa e com muitas imagens inéditas, que mostra a trajetória de um personagem único”, destaca o Diretor de Conteúdo do Esporte da Globo, Renato Ribeiro.

“O investimento em séries documentais sobre o esporte foi natural dentro da Globo. O esporte move paixões e conecta as pessoas, é um tema presente na casa de todos os brasileiros. Ter o Esporte da Globo junto com o Globoplay foi fundamental, pois eles reúnem a experiência, expertise e originalidade da qual buscamos”, complementa a Head de Conteúdo do Globoplay, Ana Carolina Lima.

Doutor Castor” passeia pelos ambientes que marcaram a atuação do contraventor. O primeiro episódio mostra a ascensão ao poder, como o dinheiro de uma atividade irregular influenciava os caminhos do Bangu e da Mocidade, e como o bicheiro despertava a admiração de seus protegidos e o temor dos inimigos. O auge de Castor é tema do segundo capítulo, com o controle do jogo do bicho, o título do Carnaval de 1985 e a final do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. O terceiro explora a atuação política nos bastidores. Por fim, a derrocada. Foragido e condenado, vê o cerco da Justiça se fechar e um grande esquema de corrupção ser desvendado. Mesmo após a morte, em 1997, a briga familiar pela herança ainda provocou episódios de violência pelo Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.