Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 26/10/2017, o programa Bem Estar vai falar sobre a couro cabeludo. Você sente coceira no couro cabeludo? O que isso pode significar? O programa de hoje conta tudo.

O Bem Estar desta quinta-feira (26) falou de quatro causas para couro cabeludo mais sensível: alergia, caspa, líquen plano e tricodinia (um problema que a pessoa sente dor só de encostar o pente ou a escova na cabeça). Os dermatologistas Márcia Purceli e Francisco Le Voci falaram sobre descamação do couro cabeludo e cuidados com alergias e dermatite seborreica.

O couro cabeludo é uma pele com características diferentes do restante do corpo. Ela é mais grossa, pouco elástica e pode ser bastante oleosa porque é repleta de folículos e cada um tem pelo menos uma glândula sebácea. Os especialistas explicam que não há necessidade de cuidar do couro cabeludo com produtos específicos, pois shampoos para os fios já promovem a sua limpeza. Entretanto, em casos de sensibilidade, é recomendado usar shampoos com menos sulfato.

O problema mais comum que surge no couro cabeludo é a dermatite seborreica – a caspa. Ela é uma doença inflamatória crônica que costuma aparecer em pessoas que têm o couro cabeludo mais oleoso. Dois fatores pioram a caspa: mudanças bruscas de temperatura e estresse. Isso porque a doença está relacionada à baixa imunidade.

Quem tem caspa deve evitar banho com água quente e também não pode coçar. O tratamento para caspas leves é feito com shampoo anticaspa. Se a caspa é intensa, a pessoa deve procurar um dermatologista. O tratamento varia de acordo com a idade, sexo e produtos químicos usados nos cabelos.

A segunda causa é a alergia. Ela costuma aparecer após o uso de um produto químico (tintura, shampoos, alisantes). Jamais fique coçando o couro cabeludo durante a aplicação de tintura porque pode fazer feridas muito graves.

Já o líquen plano pilar é uma doença inflamatória cuja causa é desconhecida. Os fios caem e vão deixando falhas na cabeça. Onde ocorreu a queda, os fios não crescem mais. Quem sofre desse problema precisa tomar um medicamento diário contínuo. Em alguns casos é usado corticoide oral e tópico.

A quarta causa é a tricodinia – uma doença que causa sensibilidade dolorosa no couro cabeludo. Quem tem não consegue nem encostar no couro cabeludo. A sensibilidade pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é mais comum em mulheres na terceira idade.

Bem Estar

O programa oferece, nas manhãs de segunda a sexta, informações sobre saúde e qualidade de vida. Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.