Domingão do Faustão história do samba com Beth Carvalho Arlindo Cruz e Martinho da Vila

O apresentador Fausto Silva já definiu seu futuro pós-Globo, onde anunciou em janeiro deste ano que não desejaria renovar seu vínculo com a emissora carioca. De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do R7, Faustão acertou seu retorno à Band, emissora na qual estreou para todo o Brasil em 1986 com o programa “Perdidos na Noite“. Um dos motivos de ter preferido deixar a emissora dos Marinho foi uma proposta da alta cúpula para que ele trocasse de horário ou deixasse os domingos da emissora.

O acerto se deu após várias conversas com os irmãos Saad, donos da TV Bandeirantes. “Seis meses antes de assinar com a Globo, avisei a Band, aos dois diretamente, Johnny e Ricardo, da minha saída. Agora a mesma coisa. Cumpro meu contrato até dezembro e vou estrear meu novo programa em janeiro ou fevereiro”, disse Faustão ao jornalista Flávio Ricco.

Agora, as conversas irão girar em torno sobre o formato do programa e o dia em que irá ao ar. Segundo Fausto Silva, ainda estão definindo o que será melhor para ambas as partes, um programa semanal ou diário. Com tudo já ajustado, o contrato oficial será assinado na próxima semana e terá duração de cinco anos.

Sua última aparição no comando do Domingão do Faustão será no dia 26 de dezembro, com a entrega do Troféu Mário Lago para Alcione, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola e Martinho da Vila, grandes expressões da MPB, com a presença também de Ivete Sangalo, que recebeu o prêmio no ano passado.

Em comunicado, a Globo já informou sobre o fim do contrato com o apresentador. “Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu.

História

Faustão apresentando o Perdidos na Noite (Foto: Reprodução / YouTube)

Fausto Silva iniciou sua carreira aos quatorze anos, como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura, na qual comandou o musical ‘New Pop International’. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record, na capital paulista, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte, passando a trabalhar como repórter de campo na Jovem Pan – Rádio Panamericana. Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo, tendo sido contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como repórter esportivo. Foi nessa função que foi levado para a Rádio Globo em 1977, convidado por Osmar Santos.

Fausto participava do programa como repórter ou assumindo a apresentação. Em 1983, com o maior envolvimento de Osmar Santos em projetos em televisão e a ida de Juarez Soares para a TV Bandeirantes, Fausto se torna o primeiro apresentador do ‘Balancê’, acentuando o lado cômico com seu jeito escrachado, junto com a dupla de humoristas.

Em janeiro de 1984, Goulart de Andrade visitou o ‘Balancê’. Impressionado, propôs a Fausto e toda a equipe a passagem do programa para a TV. Em março desse ano, foi ao ar pela TV Gazeta o Perdidos na Noite (nome em português do filme Midnight Cowboy, com participação de Jon Voight e Dustin Hoffman) em horário comprado por Goulart de Andrade. Em setembro, o programa passou para a Rede Record, e, em pouco tempo, se desvinculou de Goulart de Andrade para assumir uma direção própria. Em 1986, o Perdidos na Noite passou a ser transmitido pela TV Bandeirantes para todo o Brasil, sendo que antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma emissora, Fausto chegou a apresentar o programa Safenados e Safadinhos.

Em 26 de março de 1989 estreou na Rede Globo, emissora em que até o final deste ano apresenta o programa de auditório Domingão do Faustão, nas tardes de domingo. O programa é um dos mais antigos da Rede Globo ainda no ar. Em maio de 2008, o programa chegou a sua milésima edição, sendo ele um dos programas de maior rendimento para a emissora. O dominical também tinha estruturas para o saudoso Réveillon do Faustão.

Em um momento icônico, Fausto Silva e apareceu no programa Silvio Santos para um bate papo:

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.