Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) na novela Império (Foto: TV Globo)

Com a volta de Império, vencedora do Emmy Internacional 2015 de Melhor Novela, o ator Alexandre Nero, que interpretou o famoso Comendador José Alfredo destacou que o papel foi um divisor de águas e que a reprise da história o pegou de surpresa: “Diferente dos outros colegas, provavelmente, vou me ver mais jovem, pois o personagem era muito mais velho. Lembro que eu fazia uma maquiagem para envelhecer, agora estou 10 quilos mais magro. Mas o Papinha (o diretor artístico Rogério Gomes) comprou a ideia de não mostrar isso. Não divulgávamos. As pessoas me encontravam no estúdio e comentavam que eu estava acabado. Só que agora as pessoas vão me assistir e pensar: Nero deu uma rejuvenescida”.

Veja também:

Ele ainda revelou que precisou mudar de endereço por conta do sucesso de seu personagem. “O comendador não foi um sucesso, foi algo estrambólico. Foi um negócio louco, tinha bloco de carnaval. Iam até a minha casa e tudo, precisei mudar de endereço. O personagem virou este fenômeno”. “Isso já me incomodou no início, mas agora lido bem. Mas se o Fagundes ainda é Rei do Gado, quem sou eu para não ser o Comendador?”.

Mesmo depois de seis anos da exibição original de Império, o Comendador José Alfredo ainda está na memória e no coração do público. Na expectativa para rever o trabalho, Alexandre Nero afirma que vai tentar acompanhar de pertinho as redes sociais para participar das brincadeiras e zoações da internet.

O ator lembra ainda que pensou que o convite de Aguinaldo Silva para interpretar seu primeiro protagonista não passava de uma grande mentira. “Fiquei sabendo pelo jornal que o Aguinaldo estava querendo o meu nome, mas não levei fé. Fui o primeiro a falar que a novela ia dar errado (…) Comentava a mesma coisa sobre a volta da Marjorie Estiano. A gente se encontrava no estúdio e comentava que aquilo era um absurdo, que as pessoas não iriam comprar . Mas semanas depois tinham comprado. Aguinaldo e seu realismo mágico, tem destas coisas”.

O que é um Comendador?

Com a volta da novela, muitas ainda se perguntam, mas afinal, o que é um Comendador?. É um título dado para quem se destaca em sua área e é homenageado pela chamada Ordem de Honra ao Mérito. No caso do personagem de Alexandre Nero em Império, Comendador José Alfredo, o título é em reconhecimento ao seu talento nos negócios.

Na vida real, aqui no Brasil, existem muitos famosos com este título. Entre eles estão:

  • Aguinaldo Silva, dramaturgo
  • Carlinhos de Jesus, dançarino
  • Dedé Santana, humorista
  • Fernanda Montenegro, atriz
  • José de Abreu, ator
  • Patrícia Pillar, atriz
  • Silvio Santos, empresário e apresentador

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.