Para combater a pandemia de COVID-19, a principal recomendação é adotar a quarentena e manter-se isolado em casa com a família. A tática é útil para evitar os problemas causados pelo novo coronavírus, mas pode desencadear uma série de doenças, principalmente relacionadas à saúde mental. O período de incertezas, o sentimento de solidão e a falta de convivência com amigos e familiares podem causar transtornos de ansiedade se a pessoa não se precaver. A boa notícia é que ela mesma pode desenvolver uma série de atividades e trabalhos manuais que aliviam a preocupação e ainda redecoram seu lar.

Confira algumas dicas práticas e fáceis:

1 Reaproveite copos de vidro como porta-retratos

Sabe aquele copo de vidro que você nunca mais usou porque o par dele quebrou? Ou então potes que ficam no fundo do armário de cozinha sem uso? Uma dica bem simples é transformá-los em porta-retratos. Sim! Basta pegar uma foto e inseri-la no formato do objeto, fixando depois com uma fita transparente e posicionando o copo com a boca para baixo. Pronto! Além da sensação boa de relembrar momentos incríveis, você ganha um lindo porta-retrato para decorar a sala ou até sua mesa de home office.

2 – Caixas de madeira como organizadores de arquivos

Trabalhar em casa significa acumular documentos e papéis que, antes, ficavam no escritório. Esse amontoado de arquivos não apenas oferece energia negativa ao ambiente, como também influencia no estresse e na ansiedade da pessoa. A solução é simples: reaproveite caixas de madeira que estão na sua casa! Limpe-as bem e forre com papel de presente estampado. É útil tanto como estante quanto como prateleira, potencializando a decoração e organizando melhor todos os documentos.

3 – Redecore sua mesa com jogo americano e porta-talheres artesanais

Tem algum tecido velho e papelão sobrando? Com planejamento e dedicação, eles podem virar jogo americano para decorar sua mesa. É bem simples: corte o papelão (dê preferência a materiais bem resistentes e firmes) no formato desejado, passe cola e grude o tecido sem formar vincos. Espere secar e cubra o tecido com uma camada de verniz para finalizar! O porta-talher é igualmente simples: as rolhas que estiverem sobrando podem ser coladas e formar um copo para os objetos.

4 – Revitalize móveis com papel de parede

Se você cansou do visual de seus móveis e pretende mudar a decoração de casa, o período da quarentena é ideal para revitalizar a mobília. Não é preciso muito esforço ou material. Papel contact ou de parede já consegue transformar o ambiente. O importante é escolher a estampa que mais agrada e, depois, fazer os cortes e ajustes com a tesoura para encapar o móvel, fixando com uma cola própria. Assim você tem um objeto novo sem gastar muito e feito com sua própria mão!

5 – Barquinho com esponja para alegria dos pequenos

Você também pode aproveitar o tempo para fazer um brinquedo para seus filhos! Uma dica bem simples é transformar uma esponja em barquinho para a piscina ou para a hora do banho! Corte um plástico em formato triangular e fixe na ponta de um canudo. Depois, enfie o canudo na esponja e decore com fita estampada de sua preferência para criar um barco que flutua na água. A boa notícia é que você pode envolver os pequenos na atividade, criando uma conexão maior e garantindo uma boa harmonia familiar durante a pandemia.

—————————————————————————————
Artigo especial escrito por Paula Zukerman para o Portal N10. Ela é empreendedora e influenciadora digital conhecida pela criatividade e pelo movimento “faça você mesmo”

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.