Entenda por que até hoje ninguém consegue cantar a música “Como nossos pais” melhor do que Elis Regina!

janeiro 5, 2020 1 Por Felipe Jordan

A música “Como nossos Pais” do compositor Belchior ficou literalmente presa e imortalizada à interpretação da cantora Elis Regina, morta em 1982.

Várias cantoras e cantores, já gravaram essa mesma canção, alguns até conseguiram aplicar mais técnicas vocais do que a própria Elis Regina, contudo nenhum deles conseguiu ultrapassar a repercussão da gravação dela.

Elis Regina foi uma cantora nascida em Porto Alegre e que dominava uma competência vocal irrepreensível.

Alcançava notas, distribuía bem o fôlego e mantinha a afinação durante toda a performance.

Porém, não foram essas técnicas que fizeram da Elis a melhor pessoa a cantar “Como nossos Pais”.

Tanto que vários outros cantores e cantoras, aplicaram as técnicas 10 vezes melhor que ela. Mas nenhum deles teve o sucesso que ela tem até hoje com essa música.

O que fez Elis Regina imortalizar esta canção na sua voz, foi a pura emoção.

Foi a forma genuina de compreeender a música e traduzi-la através das técnias.

Elis Regina utilizou a técnica em favor da canção e não o contrário.

O que muitos cantores e cantoras fazem, hoje em dia, é aproveitar a música pra exibir as suas habilidades vocais. Isso proporciona um ótimo show de exibicionismo porém não qualifica o cantor como uma fonte de emoções verdadeiras.

A canção “Como nossos Pais” na voz de Elis Regina foi milimetricamente vivenciada pela cantora, ela experimentou a intenção dos versos, a contradição da música e mergulhou de cabeça no que precisava ser dito.

A música ou qualquer outra arte é sobretudo uma ferramenta de comunicação.

Se um cantor utiliza a música para performar, e ele tem essa possibilidade, deve entender o risco de que o seu trabalho será efêmero e de vida curta.

Mas se o cantor, estuda a música e procura nas sua própria vida um vocabulário de emoções que se relaciona com o que a música quer dizer, já estará fazendo valer o exercício de cantá-la.

O que acontece com a interpretação de Elis Regina, para a música “Como nossos Pais” é que ela encontrou o fio da emoção, agarrou esse fio e segurou durante toda a música.

Isso faz com que ela não saia do personagem e por isso dê o seu melhor durante toda a música.

Agora, nada melhor do que dar um play e escutar a canção: