Notícias

Entenda a importância do teste de nivelamento nos estudos do inglês

Ter conhecimento em Inglês está cada vez mais deixando de ser uma habilidade cobrada como algo a mais nos processos seletivos. A realidade é que falar o idioma aparece como uns dos pré-requisitos principais para concorrer às vagas. A língua possibilita mais oportunidades de ingresso e crescimento no mercado de trabalho, participação em intercâmbios, além de abrir novas possibilidades para concorrer a bolsas de estudos internacionais.

Mesmo nunca tendo feito um curso de inglês, é possível verificar o nível de habilidade e familiaridade que já se tem com o idioma através do teste de nivelamento. O teste de nivelamento do Educa Mais Brasil, por exemplo, é disponibilizado gratuitamente no site da plataforma. Ao concluí-lo, o estudante, além de saber qual o nível de conhecimento da língua, tem acesso a descontos de até 70% em cursos de inglês online.

A professora Gabriela De-Gino explica que os testes de nivelamento são como uma porta de entrada para quem pretende iniciar os estudos no idioma, otimizando a formação, tendo em vista que o candidato vai ser encaminhado para o nível que esteja mais adequado ao seu perfil. “O teste de nivelamento pode ser aplicado para observar quais são as habilidades que esse estudante já tem nessa língua, bem como quais são as necessidades de aprendizagem. Dessa forma, o tempo de estudo vai ser otimizado”, assegura.

No geral, como também esclarece a professora Gabriela, os testes de nivelamento são feitos a partir do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), que serve para analisar a proficiência do estudante em determinado idioma medida através da fala e ou escrita. O teste de nivelamento do Educa Mais Brasil é composto por 25 questões que avaliam compreensão oral, escrita, gramatical e vocabulário. Em apenas 15 minutos, o estudante pode ter o resultado do teste na tela do computador.

“O estudante vai entender qual nível de aprendizado da língua ele está, em qual momento ele deve iniciar esse curso para que o seu processo de ensino-aprendizagem ocorra da melhor maneira possível e para que as habilidades linguísticas desse estudante sejam potencializadas”, conclui a professora Gabriela De-Gino.

Inglês pela internet

O estudante do sexto período de Agronomia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alisson Souza (23), já estuda Inglês há um tempo, por conta própria pela internet, mas aumentou a frequência durante a pandemia do novo coronavírus, aproveitando o tempo maior em casa.

Não seguindo um roteiro, Alisson utiliza o YouTube como plataforma de estudos, assistindo a vídeos sobre os temas que ele tem mais interesse. Série, música e aplicativos também fazem parte do material de estudo de Alisson. “A maior dificuldade é que eu fico com preguiça. Às vezes tem alguma coisa que eu gostaria de perguntar a um professor, mas não tem como. Então, além da preguiça, tem essa falta de suporte de um profissional”, brinca o estudante.

A professora Gabriela não vê problemas em estudar pela internet, desde que os alunos prestem atenção em que tipo de conteúdo estão consumindo, além de buscar mais informações sobre quem está ministrando as aulas. Gabriela também sugere o estudo do idioma de modo mais afetivo, ou seja, a partir dos gostos dos alunos.

“Uma dica muito produtiva quando se está aprendendo uma língua estrangeira é começar a partir do que gostamos. Não deixa de ser produtivo durante o processo de estudo assistir a um episódio de uma série que você gosta. Primeiro com legenda, depois sem para entender como está funcionando ali o vocabulário, por exemplo”, explica a professora.

Junto com uma equipe de professores especialistas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Gabriela integra a equipe do projeto Me Explica, também do Educa Mais Brasil. O Me Explica produz séries de vídeos educativos – como o Inglês – para o YouTube a partir do que é cobrado pelas competências do Enem. Os vídeos podem ser vistos separados por assuntos. O conteúdo é disponibilizado gratuitamente, através do endereço: https://www.youtube.com/user/educamaisbrasil/playlists.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.