Notícias

Energias renováveis devem gerar 440 mil empregos na Alemanha até 2035

Estudo da Allianz Trade indica ainda que a expansão da capacidade de eletricidade renovável exigirá investimentos médios de até 40 bilhões de euros por ano

O sistema elétrico de clima neutro da Alemanha traz benefícios significativos de crescimento e emprego. A afirmação vem da pesquisa realizada pela Allianz Trade, empresa global especializada em seguro de crédito. De acordo com o estudo, até 2035 a expansão da capacidade de eletricidade renovável exigirá investimentos médios de 28 bilhões de euros por ano (diretos e indiretos – este último diz respeito às cadeias de suprimentos upstream dos investimentos em energia renovável). Isso induzirá um valor agregado adicional de 40 bilhões de euros por ano, que é 1,4 vezes o investimento ou 2,7 vezes o apoio fiscal do governo.

Enquanto isso, a expansão renovável empregará uma média de 440 mil trabalhadores no total de 2022 a 2035. No entanto, isso pode ser uma bênção ou uma maldição, na opinião dos especialistas. Se a economia continuar fraca, este será um estímulo econômico mais do que bem-vindo. Mas, se a economia voltar a um território de alta ou a recuperação das cadeias de suprimentos globais não acompanhar a expansão, isso pode induzir mais pressão de preços sobre recursos escassos, provocando inflação ou até facilitando uma espiral de preços e salários.

A análise do time de economistas da Allianz Trade inclui os benefícios econômicos de curto prazo para os primeiros cinco anos de operação das instalações. Sua contribuição para o valor agregado varia entre 37% para PV (energia solar fotovoltaica) de campo livre e 52% para eólica offshore. O volume de investimento ultrapassará 1% do PIB atual no final da década e, ao longo de todo o período, o valor bruto adicionado contribuirá em média com mais de 1% para o crescimento econômico.

No gráfico abaixo, os efeitos são mostrados no ano em que a expansão está prevista na legislação e em que as capacidades provavelmente serão leiloadas.

Energias renováveis devem gerar 440 mil empregos na Alemanha até 2035

Na prática, esses efeitos serão suavizados ao longo do tempo. Os 440 mil empregos são calculados de forma bastante “conservadora” e contam apenas o impacto da expansão renovável. A contribuição real para o crescimento do PIB provavelmente será muito maior do que 1% ao ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas! Descubra por que é melhor evitar café preto na dieta das crianças! Importante: o sono ruim tem um impacto direto nas suas emoções!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.