RN

Energia com Cidadania e Vale Luz desembarcam em Santana do Matos, Francisco Dantas e João Câmara

Os projetos “Energia com Cidadania” e “Vale Luz”, do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Aneel, são boas alternativas para os potiguares reduzirem o valor da conta de luz nos próximos meses.

Nesse período em que estamos saindo de uma pandemia, esses dois projetos são extremamente apropriados para ajudar na redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca de lâmpadas e fomentar ações de sustentabilidade como dar destino certo a resíduos recicláveis e materiais eletrônicos descartáveis”, ressalta a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

Até sexta-feira (24), o “Energia com Cidadania” vai atender os moradores de Santana do Matos, na região Central, e de Francisco Dantas, no Alto Oeste.

Em Santana do Matos, uma carreta ficará localizada na praça central e vai realizar as trocas das lâmpadas ineficientes por LED, que são mais econômicas e duráveis (confira critérios abaixo), além de promover a distribuição do Manual de Consumo Consciente de energia elétrica. Em Francisco Dantas equipes vão se deslocar num veículo de porta em porta para atender os consumidores que atendem os seguintes critérios:

  • Ser cliente residencial ou rural-residencial;
  • Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
  • Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
  • Não ter débitos com a Concessionária;
  • Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
  • Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);

Ao longo de 2020 e no primeiro semestre de 2021, a Neoenergia Cosern realizou a troca de 78.629 lâmpadas ineficientes por LED de 17.315 famílias em 89 municípios do Rio Grande do Norte. Em outra frente, a Cosern realizou a substituição de 57.225 lâmpadas ineficientes por LED em 107 prédios públicos do estado no ano passado.

Vale Luz em João Câmara, Natal e Parnamirim

Já o Vale Luz, que troca resíduos sólidos recicláveis por descontos na fatura, vai ser atender, no formato porta em porta até sábado (25), os consumidores em João Câmara, na região do Mato Grande – além de permanecer com a programação nos seis pontos fixos de coleta em Natal e Parnamirim.

São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, baldes, mesas plásticas, latas de refrigerantes e outros produtos alimentícios.

Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente, resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros.

O cliente também pode ter descontos, a partir de R$ 0,09, na conta de energia, fazendo, por exemplo, a troca de uma latinha de alumínio de 350 ml pela moeda do projeto, a Merreca.

De janeiro a agosto de 2021, o projeto Vale Luz da Neoenergia Cosern já coletou 113 toneladas de resíduos sólidos recicláveis e concedeu cerca de R$ 26 mil em descontos nas faturas de energia elétrica de 743 clientes da distribuidora.

Critérios para participar:

  • Ser cliente residencial ou rural-residencial;
  • Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
  • Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
  • Não ter débitos com a Concessionária;
  • Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
  • Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);

Pontos de coleta:

Natal

Candelária (Carrefour Zona Sul);

Mãe Luiza (Centro Sócio Pastoral Nsra. da Conceição, R João XXIII, S/N)

Potengi (Centro Cultural e Biblioteca, Av Itapetinga, 1430, Conjunto Santarém);

Quintas (Supermercado Riograndense, R Pedro Nóvoa, 249).

Parnamirim

Santos Reis (Supermercado Bom Dia, R. Sadi Mendes, 1060);

Vale do Sol (Cidade Atacadão, Av. Dr. Mario Negócio).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo