ENEM: inscrições pagas amanhã (23) serão confirmadas em até cinco dias úteis

maio 22, 2018 0 Por Romário Nicácio
ENEM: inscrições pagas amanhã (23) serão confirmadas em até cinco dias úteis

Os estudantes que fizerem o pagamento da inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 nesta quarta-feira (23) receberão a confirmação do pagamento até o terceiro ou o quinto dia útil, ou seja, até o dia 28 (segunda-feira) ou 30 de maio (quarta-feira). Amanhã é o último dia para pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor de R$ 82. Horas antes do encerramento do período de inscrição, 6.002.764 pessoas haviam recebido a confirmação na Página do Participante.

Agências dos Correios, agências bancárias e também casas lotéricas podem receber o pagamento. Será necessário observar o expediente do local para comparecer dentro do horário de funcionamento.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro de 2018, em dois domingos consecutivos. No primeiro, os estudantes têm de responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas suas Tecnologias, e fazer a Redação, totalizando 5 horas e 30 minutos. Já no segundo domingo, é a vez dos candidatos testarem seus conhecimentos em conteúdos ligados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias, nessa etapa, o tempo para realização das provas é menor: 5 horas.

Atualmente a nota do Enem serve como pelo menos um critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que permite a candidatura em diversas universidades públicas e institutos federais de educação; o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que viabiliza o ingresso em cursos de graduação de universidades privadas, assim como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que é mais direcionado para estudantes de baixa renda.

Na próxima segunda-feira (28) deve acontecer nova coletiva de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e, na ocasião, será anunciada a quantidade de inscritos no Enem 2018. Dos 3.361.468 candidatos isentos, 1.901.061 pessoas confirmaram a inscrição até 11 de maio de acordo com os números anunciados pela organizadora do exame.