Notícias

Enem: autoconhecimento e inteligência emocional na hora da prova

A preparação para o Enem envolve muito estudo e dedicação, foco nas disciplinas e nas revisões que antecedem uma avaliação. Mas o que nem todos os estudantes levam em conta é que a inteligência emocional também é essencial na hora da prova. Como encontrar a saída para uma questão difícil e administrar o tempo? Como lidar com o temido ‘branco’? Como controlar a ansiedade diante da enorme pressão que é um exame seletivo dessa magnitude? Esses são alguns dos dilemas de quem irá prestar o Enem.

Um estudo realizado em 2014 pela MindGroup evidenciou uma relação entre a ansiedade e o desempenho dos alunos na disciplina de matemática. “É natural que as pessoas fiquem ansiosas diante de situações de avaliação, a questão é como preparar-se para lidar com essa emoção e não deixar que ela atrapalhe o desempenho”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Anita Abed, da Mind Lab. “Principalmente nesse momento pré Enem, o estudo e preparação meses antes do exame é muito importante, mas ressalto que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais também é essencial.”

+ Confira tudo sobre o Enem

É importante que o aluno passe por um processo de autoconhecimento. Com experiências reais que simulem a prova do Enem, é possível fazer com que o estudante identifique os seus pontos positivos e negativos diante de determinadas situações e, a partir daí, perceba as melhores saídas para não comprometer seu rendimento. Uma boa ferramenta preparatória para o Enem é o Missu (www.missu.com.br), em que o estudante pode, além de treinar para o exame, relatar seu estado emocional e, ao receber o relatório, identificar se e como influenciou no seu desempenho. Com os resultados em mãos, o candidato consegue fazer uma autoavaliação e buscar as suas próprias saídas.

O desenvolvimento socioemocional é um processo contínuo e de longo prazo. Desde a infância é importante um trabalho focado no desenvolvimento de habilidades para que o jovem chegue a este momento mais focado, tranquilo e equilibrado.

Na hora da prova, recorra a algumas “metáforas”

Baseados em teorias pedagógicas, os chamados métodos metacognitivos auxiliam o candidato a encontrar as saídas que necessita diante das situações adversas ou que o desafiem. Eles fazem parte de um programa criado pela Mind Lab para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em escolas. Pelo menos três deles são essenciais para o Enem, é o que ressalta a Diretora Pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia:

1 – Método do Detetive: na hora da prova, o candidato precisa ler e procurar as respostas como um detetive, ou seja, deve investigar a situação-problema por meio de perguntas pertinentes para produzir e descobrir pistas, dados e informações que possibilitam criar soluções. “Esse método vai lembrar o estudante de fazer boas perguntas para encontrar as respostas”, diz a especialista.

2 – Método da Escada: para chegar a uma solução, muitas vezes é necessário identificar etapas, o passo a passo da execução. Essa progressão, como em uma escada, auxilia a chegar à fase seguinte, mais próxima do objetivo final.

3 – Método do Semáforo: diante de uma situação de branco, em que o candidato não encontra solução para determinado problema ou diante de uma situação emocional adversa, a dica é lembrar do semáforo: “pare, olhe para a situação; pense, tome conta de suas emoções, de seus conhecimentos, recomponha-se; siga em frente com cuidado e atenção”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.