Educação

Enem 2021: prazo para pedir recurso de isenção indeferida vai até esta sexta-feira (18)

Termina nesta sexta-feira (18) o período para quem teve o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 indeferido solicitar uma nova avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nova solicitação deve ser feita na Página do Participante. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no próximo dia 25.

Têm direito à isenção aqueles que que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública – ou com bolsa de estudo integral  na rede privada –, no ano de 2021, também podem pedir o benefício.

O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Inscrição e provas

Conforme anunciado pelo Inep, as inscrições serão disponibilizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante. O órgão também anunciou que 101.100 vagas estarão disponíveis exclusivamente para a versão digital do exame.

Já as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa como na digital.

O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado do exame é possível ingressar no ensino superior de diversas formas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Mas as possibilidades ofertadas pelo Enem não param por aí, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota da avaliação para acesso aos seus cursos de graduação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.