Enem 2020: Inep divulga orientações para os participantes

Enem 2020: Inep divulga orientações para os participantes

janeiro 15, 2021 0 Por Rafael Nicácio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou orientações para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Além de se preocupar em revisar os conteúdos para se sair bem na prova, os estudantes precisam conferir os critérios estabelecidos no edital do exame.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, diversas regras foram alteradas para garantir a segurança dos participantes, uma delas é o uso de máscara de proteção facial durante todo período da prova. A revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitará os protocolos de prevenção.

Outras novidades dessa edição por conta da pandemia são a higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, antes da entrada em sala de provas e quando for necessário, e a ida ao banheiro que deve ser realizada respeitando o distanciamento social.

Confira, abaixo, as orientações do Inep para o Enem 2020:

Cartão de confirmação

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação para facilitar a localização da sala e evitar possíveis transtornos. O documento está disponível na Página do Participante.

Horário de abertura dos portões

Como medida de segurança para evitar aglomeração, os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova.

• Abertura dos portões: 11h30

• Fechamento dos portões: 13h

• Início das provas: 13h30

• Término das provas 1º dia: 19h

• Término das provas 2º dia: 18h30

Caneta deve ser de tinta preta

A única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devendo ser lacrada e guardada embaixo da cadeira.

Documento oficial deve ser apresentado

Será obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Entre os documentos aceitos estão cédulas de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de acordo com a Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, como também a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

Aparelhos eletrônicos devem ser desligados

Aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes devem ter todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

Cronograma Enem 2020

• Provas impressas: 17 e 24 de janeiro

• Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

• Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro

• Resultados: a partir de 29 de março

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!