Enem 2020: candidatos poderão votar para escolher nova data de realização das provas

junho 12, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Enem 2020: candidatos poderão votar para escolher nova data de realização das provas

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão votar para escolher a data de realização das provas. O Instituto Anísio Texeira Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, fará uma enquete com os participantes para que eles possam dar a sua opinião sobe a questão.

Objetivo é dar oportunidade aos interessados de sugerirem o melhor período para a realização das provas e garantir transparência no processo. As votações podem ser feitas entre os dias 20 e 30 de junho.

Interessados em participar deverão acessar a Página do Participante – enem.inep.gov.br – com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do governo federal, o gov.br, e escolher um dos períodos sugeridos.

A prorrogação nas datas de realização do Enem deste ano foi determinado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep. O motivo para o adiamento foi o impacto da pandemia do novo coronavírus. O Enem impresso estava previsto para os dias 1º e 8 de novembro, e o digital, para 22 e 29 do mesmo mês.

Perdi o período de inscrições para o Enem 2020: o que fazer?

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) encerraram no dia 27 de maio. Mesmo com a prorrogação do prazo, nem todos os estudantes que estavam com planos de participar dessa edição do exame podem ter conseguido efetuar a inscrição. Mas, calma, nem tudo está perdido e não será preciso aguardar até o próximo ano para pleitear uma vaga no ensino superior. Quer saber como isso é possível? Continue lendo e descubra.

Perdi a inscrição do Enem 2020: o que fazer?

O Enem se tornou o maior vestibular do país. Todos os anos milhares de candidatos participam da avaliação que dá acesso a diversas formas de ingresso em uma graduação. Este ano, o número de inscritos chegou a 6,1 milhões, entre eles estudantes concluintes do ensino médio, pessoas que já concluíram a educação básica e treineiros, ou seja, aqueles que geralmente estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio e fazem a prova para autoconhecimento.

Apesar de ser bastante procurado e abrir portas para o caminho universitário, o Enem não é a única forma de começar uma faculdade. Existem outras, como os vestibulares próprios das instituições de ensino públicas e privadas e, no caso das particulares, ainda é possível estudar com descontos nas mensalidades com bolsas de estudo sem a necessidade de ter feito o Enem. Conheça mais sobre essa alternativa abaixo.

Bolsa de estudo para faculdade

O Educa Mais Brasil [programa de iniciativa privada], oferta descontos de até 70% em diversas faculdades, centros universitários e universidades em todo o país. Para concorrer a uma oportunidade não é preciso apresentar a nota do Enem e nem comprovar renda familiar. O site pode ser acessado em qualquer período para conferir as bolsas disponíveis e realizar o cadastro gratuito.

Como conseguir uma bolsa de estudo?

Veja um passo a passo para conseguir a sua bolsa de estudo:

  1. Acesse o site do Educa Mais Brasil (https://www.educamaisbrasil.com.br)
  2. Escolha o curso e a cidade de sua preferência
  3. Consulte as bolsas de estudo disponíveis
  4. Faça o pagamento referente à pré-matrícula
  5. Realize a matrícula na faculdade

Pronto! Comece a estudar com descontos nas mensalidades.