Destaques, Educação

Enem 2019: prazo para inscrição termina nesta sexta-feira (17)

Taxa de inscrição do Enem 2019 será de R$ 85

Estudantes devem ficar atentos, pois o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 termina nesta sexta-feira (17), às 23h59, horário de Brasília. O procedimento é realizado na Página do Participante. De acordo com o último balanço divulgado na manhã da quarta-feira (15), cerca de 4,5 milhões de estudantes já tinham feito o cadastro.

O exame já recebeu mais de 100 milhões de inscrições ao longo de 21 edições. Este ano, cerca de 60% dos inscritos até o momento adotaram dispositivos móveis, como celulares e tablets para o cadastro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No ano passado, esse percentual foi igual a 30% do total de inscritos. A inscrição deste ano é realizada em um novo formato, que simula um chat, similar aos adotados nos aplicativos de mensagens instantâneas.

Enem é porta de entrada para o Ensino Superior

Os participantes podem usar a nota do Enem 2019 para se inscrever em programas de acesso ao ensino superior. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os candidatos serão selecionados para a graduação em universidades públicas do país.  Além do SiSU, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais para a graduação em instituições privadas de ensino.

A nota do Enem também pode ser usada para ingressar em universidades portuguesas conveniadas com o Inep. É possível utilizar a pontuação para conseguir participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e contratar o financiamento

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.