Enem 2019: começa nesta segunda pedido de isenção da taxa de inscrição

abril 1, 2019 1 Por Rafael Nicácio
Enem 2019: começa nesta segunda pedido de isenção da taxa de inscrição

Estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) já podem solicitar a partir desta segunda-feira, 1º de abril, a isenção da taxa de inscrição do exame. O pedido é feito por meio da página do participante e segue aberta até as 23h59 do dia 10 desse mês. A taxa da avaliação este ano é de R$ 85 e, para não pagá-la, é preciso atender os critérios de isenção.

Os estudantes isentos no ano passado que faltaram ao exame devem, no mesmo período, apresentar justificativa da ausência e solicitar novamente a isenção, caso desejem fazer as provas este ano.

Em 17 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por aplicar a prova, vai divulgar a lista com o nome dos que tiveram o pedido aprovado, também no portal do Enem. Caso a solicitação de isenção e/ou a justificativa de ausência sejam reprovadas, o participante poderá solicitar recurso, das 10h do dia 22 de abril às 23h59 do dia 26 de abril de 2019.

Quem pode solicitar a isenção do Enem 2019?

Podem solicitar a isenção da taxa estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio, em 2019, em escola da rede pública; aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, familiar per capita mensal, igual ou menor que um salário mínimo e meio; como também quem é membro de família de baixa renda com Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 acontecem entre os dias 6 e 17 de maio. Mesmo quem já acessou o sistema para solicitar a isenção deve voltar nesta data para realizar a inscrição. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, os estudantes terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática. 

Outras maneiras de ingressar no ensino superior

Estudar em uma instituição de ensino particular com 70% de desconto é possível graças à esta parceria do Portal N10 com o E+B. Este é o maior programa de Bolsas de Estudo do país e está há mais de uma década no mercado permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais.

O programa tem parceria com diversas instituições de Ensino no Brasil – entre universidades, centros universitários, faculdades e colégios – que disponibilizam bolsas de até 70% para cursos de Graduação, Pós-Graduação e Educação Básica.

Muitos alunos já foram beneficiados com estas bolsas de estudo (SAIBA COMO CONSEGUIR A SUA), responsáveis por viabilizar uma formação completa e de qualidade de indivíduos que irão construir uma carreira e certamente farão a diferença na consolidação de um país mais justo e desenvolvido.

*Com informações da Agência Brasil