Precisando de dinheiro? Então uma oportunidade é você optar pelo empréstimo saque-aniversário FGTS. Isso mesmo! Você pode optar pela antecipação do seu fundo.
É uma modalidade que promete juros mais baixos, sendo mais vantajosa que outros tipos de crédito. Ficou interessado? Confira a seguir tudo sobre o tema e aproveite a oportunidade!
Entenda o que é e como funciona o FGTS
Criado para proteger os trabalhadores, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo de contas vinculadas que está em vigor desde 1967 e auxilia aqueles que foram demitidos sem justa causa.
Esse valor é depositado todos os meses pela empresa contratante, responsável por calcular 40% em cima do salário, mas sem descontá-lo do pagamento.
Todo o valor fica retido na Caixa Econômica e o rendimento é inferior ao de uma poupança. No entanto, é a garantia de que o trabalhador terá para não ficar sem dinheiro após uma demissão.
Os depósitos são efetuados sempre no dia 7 de todos os meses, exceto em datas que não são úteis. Não há permissão de passar da data vigente prevista por Lei para os depósitos de FGTS, caso contrário você pode procurar os direitos trabalhistas em caso de irregularidade.
Como funciona o empréstimo do FGTS?
O empréstimo é chamado de antecipação pelo saque-aniversário, quando você solicita pela retirada de determinado valor antes do prazo estimado. É possível retirar o valor de até 7 anos do saldo do FGTS liberado pelo governo.
Você antecipa, e quando chegar no mês de seu aniversário, é descontado automaticamente de sua conta do FGTS pela Caixa, de forma anual. Porém, você não terá acesso ao saque-rescisão, caso seja demitido sem justa causa.
Para optar por essa opção, é necessário aderir a essa modalidade no seu fundo e seguir alguns processos. Para entender melhor, veja o passo-a-passo:
- Baixe o aplicativo do FGTS, é nele que você deve selecionar a opção de “saque-aniversário”;
- Escolha o banco que fará a análise para liberar o valor desejado;
- O dinheiro cai na conta-corrente que você escolheu;
- Os pagamentos funcionam de maneira similar ao consignado. O desconto é feito do próprio FGTS;
- Não é permitido realizar empréstimos com saldo abaixo de R$ 200,00.
Existem muitos bancos que oferecem o crédito aos trabalhadores, porém, somente a quem atua como CLT.
Escolha a instituição financeira com as melhores vantagens e condições para obter o empréstimo com antecipação do saque-aniversário FGTS com a menor taxa do mercado, de forma fácil e online! Lembrando que assim, você não precisa esperar o mês do seu aniversário para resgatar a quantia.
Além disso, o valor será debitado automaticamente pela Caixa no primeiro dia útil do mês do seu saque-aniversário, sem ter necessidade de pagar parcelas mensais.
Quais são as vantagens do empréstimo FGTS?
Efetuar um empréstimo torna a rotina mais prática, permite ao trabalhador pagar pelo que deve e também conseguir ter um controle melhor e maior sobre a sua vida financeira. Abaixo há mais vantagens, que tornam uma boa experiência:
- Possibilidade de quitar dívidas;
- Organização da vida financeira;
- Dar a entrada na casa própria;
- Comprar um carro;
- Investir em um negócio próprio;
- Reforma da casa;
- Comprar uma geladeira ou fogão novos;
- Adquirir um bom celular.
Quais são os juros do empréstimo saque-aniversário FGTS?
Geralmente é a partir de 0,99%, variando de um banco para outro. Permite a qualquer cliente fazer a solicitação do serviço desde que enquadrado no padrão de exigências a fim de receber aprovação.
Quantas parcelas se pode pedir no empréstimo do FGTS?
A antecipação de até 5 parcelas as quais o indivíduo tenha o direito de sacar anualmente pela modalidade de saque-aniversário do FGTS.
Quais cuidados se deve ter com o empréstimo?
É fundamental verificar o Custo Efetivo Total (CET), pois nele constam informações sobre a taxa de juros cobrada, entre outras despesas, e o quanto você pagará no total. Analise com calma todos os dados antes de decidir realizar o empréstimo, pois as despesas podem variar de um banco para outro.
Quem pode pedir pelo empréstimo do FGTS?
Para você que trabalha registrado há mais de um ou dois anos e recebe os depósitos do FGTS adequadamente, precisa cumprir com regras específicas dos bancos que devem ser aceitas, como:
- Ter acima de 18 anos;
- Não ter restrições no CPF perante RF;
- Estar com o RG adequado;
- Não ter feito empréstimo antes deste;
- Possuir saldo superior a R$ 200,00.
Caso você atenda às características exigidas pelas financeiras, é possível solicitar imediatamente.
O que acontece com o saque-rescisão?
Quando você opta pelo saque-aniversário, a modalidade de rescisão é desativada. Dessa forma, caso ocorra a sua demissão sem justa causa, não haverá um valor disponível para resgatar, portanto, é fundamental avaliar o que é mais adequado no momento.
É obrigatório ter conta-corrente na Caixa?
Não há necessidade de abrir uma conta na Caixa apenas para receber o depósito do empréstimo. Neste caso, você é quem decide o local para ter o pagamento disponível sem ter que perder tempo abrindo uma nova conta que pode não ser útil ao longo dos meses.
Lembre que a decisão é feita com base no que te deixa mais confortável na hora de usar para pagar pelas compras.
Quem tem restrição no nome pode contratar o empréstimo FGTS?
Pelo fato de ser um consignado, você está liberado para fazer a solicitação do crédito. Não se preocupe de não receber uma resposta positiva, pois o acordo é realizado com base no desconto do saldo do seu FGTS.
Qualquer negativado consegue o dinheiro, sendo recomendado quitar o que deve à vista e não ter mais problemas.
Com isso, você aprendeu uma das maneiras de como usar o Fundo de Garantia. Assim, avalie suas prioridades para realizar o empréstimo sem preocupações futuras. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.