Empregos e Estágios

Empresas terão de incluir raça e etnia nos registros administrativos

Lei sancionada por Lula exige que empresas incluam essas informações para poder dar um importante passo na promoção da igualdade étnica e no combate às desigualdades sociais resultantes do racismo no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.553/23 que exige que empresas incluam informações sobre raça e etnia nos registros administrativos de seus funcionários. A medida visa promover a igualdade étnica e combater as desigualdades sociais resultantes do racismo. A nova lei altera o Estatuto da Igualdade Racial e afeta tanto o setor público quanto o privado.

De acordo com a medida publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24), a inclusão de informações sobre raça e etnia nos registros administrativos permitirá produzir informações que possam ajudar a superar estigmas raciais na sociedade brasileira. Além disso, tais informações poderão subsidiar a implementação de políticas públicas para combater a discriminação racial.

A lei também determina que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faça uma pesquisa a cada cinco anos para medir o percentual de ocupação de segmentos étnicos e raciais no setor público. Com essa medida, o governo espera ter dados mais precisos sobre a representatividade de diferentes grupos étnicos e raciais em cargos públicos e poderá adotar medidas para promover uma maior inclusão desses grupos.

Ao incluir informações sobre raça e etnia nos registros administrativos, as empresas poderão ter uma visão mais ampla da diversidade de seu quadro de funcionários. Com isso, poderão adotar medidas para promover uma maior inclusão e diversidade em seus times, o que não apenas é importante do ponto de vista ético, mas também pode trazer benefícios econômicos e sociais.

Além da inclusão de informações nos registros administrativos, o governo federal anunciou outra medida para promover a inclusão de pessoas negras no setor público: o destaque de pelo menos 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal para pessoas negras. Essa medida, anunciada no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, é uma importante iniciativa para aumentar a representatividade de grupos historicamente excluídos no setor público.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.