Empregos e Estágios

Empresas terão de incluir raça e etnia nos registros administrativos

Lei sancionada por Lula exige que empresas incluam essas informações para poder dar um importante passo na promoção da igualdade étnica e no combate às desigualdades sociais resultantes do racismo no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.553/23 que exige que empresas incluam informações sobre raça e etnia nos registros administrativos de seus funcionários. A medida visa promover a igualdade étnica e combater as desigualdades sociais resultantes do racismo. A nova lei altera o Estatuto da Igualdade Racial e afeta tanto o setor público quanto o privado.

De acordo com a medida publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24), a inclusão de informações sobre raça e etnia nos registros administrativos permitirá produzir informações que possam ajudar a superar estigmas raciais na sociedade brasileira. Além disso, tais informações poderão subsidiar a implementação de políticas públicas para combater a discriminação racial.

A lei também determina que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faça uma pesquisa a cada cinco anos para medir o percentual de ocupação de segmentos étnicos e raciais no setor público. Com essa medida, o governo espera ter dados mais precisos sobre a representatividade de diferentes grupos étnicos e raciais em cargos públicos e poderá adotar medidas para promover uma maior inclusão desses grupos.

Ao incluir informações sobre raça e etnia nos registros administrativos, as empresas poderão ter uma visão mais ampla da diversidade de seu quadro de funcionários. Com isso, poderão adotar medidas para promover uma maior inclusão e diversidade em seus times, o que não apenas é importante do ponto de vista ético, mas também pode trazer benefícios econômicos e sociais.

Além da inclusão de informações nos registros administrativos, o governo federal anunciou outra medida para promover a inclusão de pessoas negras no setor público: o destaque de pelo menos 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal para pessoas negras. Essa medida, anunciada no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, é uma importante iniciativa para aumentar a representatividade de grupos historicamente excluídos no setor público.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno Rotinas Perigosas: O que Você Não Percebe Como Escolher Óleos Vegetais Saudáveis Castanha de Caju: A Aliada do Bem-Estar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.